Acontece neste domingo (24) a votação do processo de escolha suplementar de conselheiros tutelares, com o objetivo de recompor o quadro da gestão 2024-2028.
A votação será realizada das 8h às 17h, na Casa do Cidadão, em Maruípe, por meio de voto direto, secreto, uninominal e facultativo, sob fiscalização do Ministério Público. Poderão votar os eleitores de Vitória regularmente cadastrados na Justiça Eleitoral até 90 dias antes da votação.
O processo visa preencher a lista de suplência dos três Conselhos Tutelares do município (Centro, Maruípe e Continental). Os candidatos serão convocados conforme a ordem decrescente de votos recebidos, à medida que surgirem vagas definitivas ou temporárias ao longo do mandato.
Para participar, os candidatos atenderam aos critérios previstos em edital, entre eles: idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, residência em Vitória há pelo menos dois anos e experiência mínima de dois anos em atividades relacionadas ao estudo, pesquisa, atendimento, promoção, proteção ou defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
O processo de escolha é composto por seis etapas: inscrição e registro de candidatura, análise documental e homologação de inscrições, prova de conhecimento específico, votação, curso de formação e homologação do resultado final.
A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais e regime de prontidão, sendo vedado o exercício de qualquer outra atividade pública ou privada. O subsídio mensal é de R$ 3.328,69.