Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dia Mundial da Saúde Mental: saúde de Vitória reforça a importância de cuidados

Publicada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS Santo André promove 2ª Edição da Caminhada da Saúde Mental
2ª Edição da Caminhada da Saúde Mental promovida pela UBS Santo André.

Com o objetivo de promover diálogos e combater preconceitos associados ao tema, nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A data busca conscientizar e estimular a prevenção e o acesso a cuidados, tornando as informações sobre saúde mental acessíveis e reforçar que a saúde mental é um direito humano universal.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data foi instituída em outubro de 1992, e desde então todo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança uma campanha de mobilização e conscientização nessa data. O tema deste ano é "Acesso à Serviços - Saúde Mental em Catástrofes e Emergências".

"Os serviços de saúde de Vitória ofertam cuidados em Saúde Mental por equipes multiprofissionais, desde as Unidades Básicas até os serviços especializados e Prontos Atendimentos, serviços esses que se conectam para um cuidado mais integral e resolutivo, formando nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os cuidados podem acontecer em várias modalidades (atendimentos individuais, grupos e oficinas terapêuticas, atendimento domiciliar dentre outros) e tem como objetivos a promoção de saúde mental, a prevenção de agravos e a oferta de tratamentos de acordo com as necessidades", explica Rodrigo Scarabelli, referência técnica em Saúde Mental.

O município de Vitória, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), possui uma Rede de Atenção Psicossocial formada por ações e serviços em saúde mental para pacientes de diferentes faixas etárias. Como parte dessa Rede, o município conta com 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) compostas por equipes multiprofissionais formadas por agentes comunitários, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos, profissional de educação física na saúde, fonoaudiólogos e farmacêuticos.

As equipes buscam, entre outras atividades, disponibilizar para a população serviços de acolhimento, avaliação e acompanhamentos qualificados e humanizados, com ofertas variadas de cuidado, adequadas às demandas do indivíduo e das coletividades (como atendimentos individuais, grupos educativos e terapêuticos, acompanhamento familiar, atendimento a crianças, adolescentes dentre outros).

Além disso, a Saúde de Vitória ainda conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como parte da Rede de Atenção Psicossocial da Capital.

Os CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, compostas por médico clínico, psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, musicoterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional, arteterapeuta e profissional da educação física na saúde ofertam cuidados às pessoas em intenso sofrimento psíquico, transtornos mentais graves ou uso problemático de álcool e outras drogas. Dois destes CAPS também ofertam atenção na modalidade 24 horas para pacientes em grave crise de saúde mental até a estabilização do quadro.

Unidade de Acolhimento Transitório Adulto (UAA)

Em breve, a Rede de Atenção Psicossocial de Vitória contará com um novo serviço. Será inaugurada a Unidade de Acolhimento Transitório Adulto (UAA). O serviço será pioneiro no Espírito Santo e tem como objetivo oferecer acolhimento temporário e cuidados contínuos e protetivos a adultos com uso problemático de álcool e outras drogas, que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e precisem desse suporte enquanto realizam tratamento em saúde mental, álcool e outras drogas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do município.

Serão duas Unidades, que vão funcionar em regime residencial provisório, 24 horas por dia, todos os dias da semana, uma com 15 vagas para homens e outra com 15 para mulheres. A avaliação técnica para inserção no serviço é feita pela equipe do CAPS AD.

Agindo de forma integrada com o CAPS AD, a Unidade de Acolhimento amplia ações protetivas e fortalece o acompanhamento psicossocial com foco na autonomia, reinserção social, reconstrução de vínculos familiares e comunitários, além de ações que promovem o cuidado integral à saúde.

Serviço de Orientação ao Exercício (SOE)

Além dos serviços que envolvem tratamentos mentais, o município oferta um conjunto de ações e serviços diversificados e voltados para a promoção da saúde e do bem-estar da população. Dentre esses, destaca-se o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) como uma das opções para quem busca movimento e exercícios físicos.

O SOE tem contribuído significativamente para promoção da saúde e da atividade física no SUS, com evidências que revelam sua importância na prevenção de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.

Os profissionais de Educação Física do SOE ofertam diferentes tipos de atividades físicas coletivas, tais como ginástica, hidroginástica, circuito funcional, alongamento, esportes adaptados, dança, yoga, dentre outras. Além disso, são realizados atendimentos individuais, como a avaliação física e a orientação para a prática de atividade física.

Os atendimentos pelos profissionais do SOE podem ser realizados nas Unidades de Saúde e nos Módulos do SOE, os quais são equipamentos específicos do programa e integram a Rede de Atenção à Saúde de Vitória. Esses equipamentos estão localizados em pontos estratégicos das diferentes regiões do município e funcionam em dois turnos distintos: matutino (6h às 10h) e vespertino/noturno (16h às 20h).

Procure a sua Unidade de Saúde de referência, onde a equipe do SOE dará as orientações, além de tirar dúvidas e explicar tudo o que você precisa saber sobre o atendimento.

Centro Municipal de Especialidades e a Casa Rosa

A Capital ainda conta com um Centro Municipal de Especialidades e a Casa Rosa como equipamentos importantes no cuidado da saúde mental dos moradores

No Centro Municipal de Especialidades (CME) são oferecidas à população diversas especialidades médicas que contribuem para a integralidade da saúde física e mental das pessoas, tais como: alergista, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, homeopatia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pequena cirurgia, pneumologia, mastologia, pré-natal de alto risco e ginecologia geral. Respeitando o princípio da integralidade do cuidado, existem ainda oferta de fisioterapia, atendimentos de terapia ocupacional e nutrição (incluindo visita domiciliar).

A Casa Rosa atende pessoas nos diversos ciclos de vida e suas famílias residentes no município de Vitória, em situação de violência interpessoal, com ênfase nas violências doméstica/ intra-familiar: violência sexual, física, psicológica, negligências crônicas, dentre outras.

A Casa Rosa atua com equipe multidisciplinar no atendimento individual e familiar, escuta qualificada com avaliação de risco, promoção da saúde, prevenção das violências e assistência através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde e de outras secretarias. Recebe pessoas encaminhadas pelos diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da assistência social, cidadania e direitos humanos, escolas, delegacias e outros equipamentos, além de também acolher a demanda espontânea. Além disso, realiza prescrição e administração de profilaxia pós-exposição sexual (PEP) e testes rápidos IST, HIV, Hepatites e BHCG.