Imprensa
Dia do Animal: acolhimento e muitos cuidados fazem parte dos serviços ofertados em vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Julya Feitoza (jfcarvalhoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

O Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, destaca a importância que os animais têm na vida dos humanos, muitas vezes sendo uma boa companhia ou até a ajuda necessária para a cura de uma doença. Em todo o mundo, organizações de proteção animal realizam campanhas de conscientização e a comunidade católica comemora o dia de São Francisco de Assis, conhecido como protetor dos animais e da natureza.
Na capital capixaba não é diferente. A PMV desenvolve várias ações e tem vários projetos em andamento para garantir o bem-estar animal. O Portal de Adoção, integrado ao Portal de Bem-Estar Animal, chegou para aproximar pessoas com muito amor para dar e animais que só querem retribuir em dobro. O processo de adoção é todo online e super fácil: cadastro, avaliação e até assinatura digital do termo de adoção. Após os tramites legais, o animal é entregue diretamente no domicílio do novo tutor, com toda segurança e carinho.
O programa também mantém um olhar amoroso sobre os animais comunitários, que após receberem atendimento veterinário, retornam ao seu lugar de origem, fortalecendo laços e garantindo dignidade e bem-estar. Os tradicionais encontros mensais de adoção seguem normalmente e, agora, ganham ainda mais força com o apoio da plataforma digital, ampliando o alcance dessas ações cheias de propósito e ofertando comodidade para quem quer fazer a diferença na vida de um animal.
Desde 2021, a Prefeitura de Vitória implementou o programa "Vitória da Castração Animal", que já realizou mais de 15 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos do município, com previsão de impacto na redução do número de nascimentos de, pelo menos, 430 mil animais.
O programa, instituído pelo decreto nº 19.816/2021 para controle populacional de cães e gatos, prioriza o atendimento às regiões mais vulneráveis e a protetores de animais. Todos os animais são submetidos a exames de sangue, avaliação veterinária, recebem medicação pós-operatória e são microchipados e cadastrados no portal de bem-estar animal desenvolvido pelo município.
A PMV oferece, ainda, atendimento veterinário itinerante, por meio do VetMóvel, que semanalmente visita regiões de maior interesse social, onde os tutores responsáveis podem levar seus animais para avaliação, cadastro para castração e demais orientações.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Alexandre Ramalho, as conquistas na área de bem-estar animal são resultado direto de investimentos iniciados na atual gestão: "chegamos a esta condição de permitir e ampliar as adoções na Prefeitura de Vitória graças a uma série de medidas implantadas, principalmente com a criação da Gerência de Bem-Estar Animal dentro da Secretaria de Meio Ambiente", explica.
"Hoje, amparamos animais em situação de maus-tratos, oferecendo saúde e dignidade: são vermifugados, vacinados, microchipados e castrados, garantindo não apenas o cuidado imediato, mas também prevenindo o nascimento de novos filhotes que poderiam acabar nas ruas e sofrer novamente. Outro avanço fundamental foi a criação do Portal de Adoção, que aproximou ainda mais a comunidade, permitindo visualizar os animais disponíveis e acompanhar suas histórias. É uma ponte de amor entre quem deseja adotar e quem precisa de um lar", completa Ramalho.
Uma das frentes mais importantes da atual gestão é o controle populacional de animais que vivem nas ruas, sempre baseado em legislações municipais, estaduais e federais, além de decretos que regulamentam a proteção e a saúde. Casos de animais feridos ou que precisam de cuidados médicos são atendidos pelo Programa Pata Vix, que realiza resgates e encaminha para atendimento veterinário especializado. Após a recuperação, esses animais são inseridos no programa de adoção responsável, e têm a chance de uma nova vida.
É fundamental lembrar que abandono e maus-tratos são crimes, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Os direitos desses animais também são garantidos pelo Artigo 225 da Constituição Federal.
A Prefeitura reforça ainda a importância da guarda responsável, prevista na Lei Municipal nº 8.121/2011. A permanência de cães e gatos nas ruas, na maioria das vezes, resulta de abandono.
Para a gerente de Bem-Estar Animal da Semmam, Katiúscia Oliveira, adotar é muito mais do que abrir a porta de casa: é abrir o coração, com toda a responsabilidade e carinho que esses seres especiais merecem. Ela explica que é importante que a comunidade entenda que adoção precisa ser planejada.
Esses anjinhos de quatro patas já passaram pelo abandono, por momentos difíceis, por dor que nenhum ser deveria sentir. Hoje, eles estão castrados, vacinados, microchipados e completamente prontos para recomeçar e espalhar amor. O que eles precisam agora é de carinho sem fim, cuidado cheio de ternura e respeito por toda a vidinha repleta de lambidas e brincadeiras que ainda têm pela frente", explica emocionada.
Para conhecer os animais disponíveis e se tornar parte dessa corrente do bem que transforma vidas, basta acessar o Portal de Adoção da Prefeitura de Vitória. Todo animal resgatado merece uma nova oportunidade de ser completamente feliz e você pode ser a razão desse recomeço cheio de amor.
Canais de comunicação
Qualquer atitude violenta deve ser denunciada pelos canais oficiais da Prefeitura de Vitória, que permanecem ativos para proteger quem mais precisa.
- Castração, vistorias ou informações sobre animais resgatados: (27) 98154-0173 (WhatsApp).
-Solicitações de resgate: (27) 98154-0082 (WhatsApp, após protocolo no 156).
Ambos os canais são atendidos pela equipe da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória.