Notícias

Cmei e Emef da região do Bairro do Quadro realizaram caminhada contra dengue

Publicada em 13/04/2024, às 08h45

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Crianças fazem Caminhada contra Dengue no bairro do Quadro em Vitória
Foto Divulgação
Crianças fazem Caminhada contra Dengue no bairro do Quadro em Vitória

Apesar de pequenos, na manhã desta sexta-feira (12), os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil Orlei Simões e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mauro Braga deram um grande exemplo de cidadania e conscientização na caminhada contra a dengue. Carregando cartazes, distribuindo panfletos e cantando uma música composta pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde do Quadro alertando sobre os riscos da dengue, dezenas de crianças circularam pelas ruas próximas às unidades de ensino.

A caminhada fez vários moradores saírem de suas casas para assistirem ao espetáculo de cidadania promovido pelos pequenos. Muitos filmaram, outros apenas assistiram,  mas todos ficaram encantados com a participação das crianças da comunidade em uma ação que fala de um assunto sério, que já deixou muita gente grande e pequena doente.

"Ganhei meu dia vendo essas crianças hoje. Muito lindos! É maravilhoso ver essa integração entre escola, família, saúde e comunidade, de forma tão organizada. E é assim que tem que ser, todos se ajudando e cuidando uns dos outros, especialmente contra o mosquito da dengue", afirmou.

E se a comunidade estava orgulhosa dos seus alunos, mais ainda estavam as mães dos pequenos. Samira Pereira Antônio, 22 anos, conta que seu filho Rickson Samuel, 3 anos, estava desde a véspera ensaiando a letra da música. "Ele disse que ir cantar muito bonito sobre não deixar água parada e virar os vasos de plantas. Em casa ele já observa isso todos os dias".

A diretora da UBS do Quadro, Roze Meria Azevedo, explica que as secretarias de Saúde e de Educação vêm trabalhando a dengue dentro das escolas desde o início do ano. "Ao envolver as famílias, crianças e professores esperamos que isso se reflita em ações de combate ao mosquito dentro das casas dessas pessoas e, assim, possamos mais adoecimentos na região".

Estudantes do curso de Enfermagem da Faesa e agentes de saúde se empenharam para tornar tudo ainda mais animado e lúdico, usando fantasias de mosquito e cantando uma música feita especialmente para os pequenos. "A música é animada para as crianças cantarem junto, mas também falamos o que precisa ser dito: é preciso limpar tudo, evitar a caixa d'água destapada, água parada... Se não, o mosquito pega mesmo e a dengue não é legal, trás dor e febre. Todos precisam se cuidar", explicou a ACS Gilmeri Coutinho.

Prevenção

Promover ações educativas como essas faz parte das atividades de combate à dengue realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. O objetivo é informar e orientar pessoas de todas as idades sobre como evitar dengue, zika e chikungunya, combatendo especialmente o mosquito que transmite essas doenças, o Aedes aegypti.

Além disso, desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.

Entre as principais ações de rotina diária, estão as visitas domiciliares dos agentes, as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e pontos estratégicos, além do carro fumacê. Além disso, estão sendo realizados mutirões de combate ao mosquito, em parceria com a Central de Serviços, e ações educativas de prevenção à dengue.

A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos.


Voltar ao topo da página