Notícias

"Água, fonte de Vida" ensina sobre preservação a crianças de Cmei no Romão

Publicada em 04/11/2021, às 17h26

Por Brunella França (blfrancaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Água, fonte de Vida
Divulgação Seme
Água, fonte de Vida

Reconhecer a importância da água para os seres humanos, animais e plantas, além de promover boas práticas de preservação dos recursos naturais em geral e propiciar a formação de futuros cidadãos conscientes. Esses são os principais objetivos do projeto “Água, fonte de vida”, desenvolvido com as crianças dos grupos quatro e cinco do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Terezinha Vasconcellos Salvador, no bairro Romão.

Os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Diceia Binz, Noeme Rezende, Nilda Alves e Dina Santos, e contou com o apoio das assistentes de Educação Infantil do Cmei (AEI). Para garantir o envolvimento dos pequenos, a equipe propôs a utilização de várias ferramentas pedagógicas, como: livros, músicas, vídeos animados, materiais não estruturados, jogos e brincadeiras.

Uma das atividades foi a contação de história do livro “O Mundinho Azul”, da autora brasileira Ingrid Biesemeyer. A história apresenta, de forma lúdica e com belas ilustrações, vários ensinamentos sobre preservação e ciclo da água, permitindo aos pequenos usarem a imaginação e também adaptar o aprendizado ao seu dia-a-dia, tanto em casa com a família, quanto na unidade de ensino.

Outra atividade proposta pela equipe foi realizar uma apresentação cultural, da música “Plim”, de Beto Herrmann. As crianças do grupo 5 se fantasiaram de nuvens, confeccionadas em TNT na própria escola, e mostraram a canção para os colegas numa bela apresentação.

E, às vezes, ela vai pra dentro da terra
E, às vezes, ela corre descendo a montanha...
Mas sempre os rios ela vai formar
Seguindo seu caminho pra beira do mar”, diz um trecho da letra.⁣⁣⁣

Livro coletivo

Para reunir todo o aprendizado e também as experiências que as crianças adquiriram ao longo do projeto, um grande livro coletivo está sendo produzido, com participação de todas as turmas que estão envolvidas no projeto.

Ainda em desenvolvimento, o livro será exposto na unidade de ensino quando for concluído, para que as crianças possam visualizar a própria produção e também a dos colegas. O projeto continua a todo vapor, e mais atividades estão previstas pela equipe.

Satisfação

A professora do grupo 5, Diceia Binz, destacou que a equipe ficou encantada com a participação e envolvimento das crianças nas atividades propostas.

“Foi possível perceber o interesse e participação das crianças. Elas passaram a relatar as experiências em família. É dessa forma que, juntos, vamos construindo combinados e descobrindo com elas a importância da água na vida humana, dos animais e plantas”.

Divulgação Seme
Água, fonte de Vida
Divulgação Seme
Água, fonte de Vida

Voltar ao topo da página