Notícias

Acessibilidade: serviço pioneiro da Assistência Social terá veículos adaptados

Publicada em 23/04/2024, às 12h05 | Atualizada em 23/04/2024, às 12h36

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Senhor José Murilo com a equipe do Sead que atende idosos em situação de vulnerabilidade
Equipe realiza atendimento a idoso cadeirante. (ampliar)

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas (SAD), da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), vai garantir acessibilidade para os atendimentos no território. Além de ser pioneiro no Estado, o serviço está em constante adequação às demandas, desejos e necessidades do seu público-alvo. 

Seguindo essa premissa, o SAD vai colocar à disposição de suas equipes veículos adaptados para as ações de mobilização para cidadania e garantia de acesso a outros serviços, conforme a necessidade de cada atendido. Neste primeiro ano de funcionamento do SAD, 213 usuários estiveram em acompanhamento. Desse total, 135 possuem algum tipo de deficiência.

Segundo a supervisora do SAD, Marília Dal Cól, um dos pedidos exaustivamente feitos pelos usuários do serviço é incluir idas à praia às atividades desenvolvidas junto a eles. "Agora, com o carro adaptado, será possível levar nossos atendidos para usufruir do projeto Praia Acessível. Vamos garantir lazer às pessoas idosas e pessoas com deficiência. Com esse veículo, vamos poder oportunizar atendimentos em qualquer espaço do município", disse ela. 

Marília explicou, ainda, que os passeios vão além de circular pela cidade. "As visitas, bem como as outras ações que o serviço promove são para fortalecimento de vínculos comunitários e familiares", enfatiza.

Para a gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, a implantação do serviço de atendimento no domicilio e a aquisição do veículo adaptado demonstra um avanço na política pública voltada à pessoa com deficiência e idosos no município, pois busca promover o acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. 

  A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatizou a importância do investimento para garantia de direitos dessa parcela da população (idosos e pessoas com deficiência).

Cintya Schulz fez questão de enfatizar que "após um ano de implantação do Sad temos certeza de que ele faz diferença na vida de famílias em que as pessoas pela condição de mobilidade reduzida ou acamadas tinham dificuldades em acessar seus direitos".

Ela acrescentou ainda que "os veículos representam nosso compromisso em melhorar o atendimento à esses munícípies e em buscar cada vez mais melhorar a vida das pessoas". 


Voltar ao topo da página