Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória celebra 474 anos com festa por toda cidade

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Pedro Vargas


Pedro Vargas
A festa teve início às 9 horas com o músico e cantor, Fernando Zorzal no palco Orla.
A festa teve início às 9 horas com o músico e cantor, Fernando Zorzal no palco Orla. (ampliar)

Após três dias de shows que reuniram milhares de pessoas na Orla de Camburi, sexta-feira, sábado e domingo (5, 6 e 7), com apresentações nacionais e regionais, nesta segunda-feira (8), dia do aniversário da Capital de todos os capixabas, a festa se espalhou por toda a cidade.

Para celebrar os 474 anos de Vitória, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), montou três palcos especiais em pontos estratégicos levando música arte para munícipes e turistas que aproveitavam o feriado prolongado.

As apresentações de oito artistas regionais aconteceram nos palcos Orla, montado no bolsão do estacionamento em frente ao antigo Hotel Aruan, na Praia de Camburi; palco Ilha das Caieiras, montado próximo ao Museu do Pescador, na região da Grande São Pedro e palco Jardim Camburi, localizado na Praça Nilze Mendes do bairro.

Foto Divulgação
A Ilha das Caieiras também teve festa desde manhã para celebrar os 474 anos de Vitória.
A Ilha das Caieiras também teve festa desde manhã para celebrar os 474 anos de Vitória. (ampliar)

Foi mais um dia para celebrar a cidade dessa vez com a diversidade cultural pulsando em diferentes regiões.

"Hoje é um dia especial para todos nós. Vitória completa 474 anos e a nossa cidade mostra, mais uma vez, que sabe celebrar sua história com alegria, união e muita música. É emocionante ver milhares de pessoas ocupando nossas ruas, praças e orlas, festejando cada canto da capital com orgulho e carinho. Essa energia contagiante é a prova de que Vitória pulsa forte no coração de cada capixaba. Parabéns, Vitória, por ser essa cidade que acolhe, inspira e nos enche de orgulho todos os dias!", declarou o prefeito do município, Lorenzo Pazolini.

A festa teve início às 9 horas com o músico e cantor, Fernando Zorzal no palco Orla. A seguir se apresentaram Mr. Dedus, por volta das 11 horas e Pedro Perez e Banda, já no início da tarde, por volta das 13h30.

Foto Divulgação
Praça Nilze Mendes recebeu o palco Jardim Camburi com atrações até a noite.
Praça Nilze Mendes recebeu o palco Jardim Camburi com atrações até a noite. (ampliar)

"A cultura e a arte são a alma de uma cidade. E neste aniversário de Vitória, o que vimos foi a força e o talento dos nossos artistas regionais brilhando em cada palco, levando emoção e identidade ao nosso povo. A Secretaria de Cultura tem o compromisso de valorizar essas vozes, que traduzem em música, poesia e arte o que somos enquanto capixabas. Mais do que uma festa, este é um encontro com nossas raízes e um gesto de respeito à diversidade cultural que faz de Vitória uma capital tão viva e única", declarou o secretário de Cultura, Edu Henning.

A Ilha das Caieiras também teve festa desde manhã com Clebão de Madureira e Luccas Martins & Regional Capixaba e convidados, com programação que rolou desde 11 horas até metade da tarde, por volta das 16h30.

As celebrações dos 474 anos de Vitória começaram a se despedir no bairro mais populoso da capital: Jardim Camburi. Às 16 horas a Orquestra da Vale se apresentou emocionando uma grande quantidade de público presente. O conjunto foi seguido das apresentações de Mr. Dedus, Banda Lince e do cantor Pelissari, que encerrou a programação oficial de aniversário.