Notícias
Servidores da Semas têm treinamento sobre Sistema de Informação e Gestão
Publicada em 22/05/2024, às 15h50 | Atualizada em 22/05/2024, às 15h51
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Consciente da importância de ter uma base de dados sólida para direcionar as ações sociais, a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), por meio da Gerência de Planejamento e Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas),promove um ciclo de atividades estratégicas e, desta vez, os trabalhadores do nível tático passaram por treinamento do Sistema de Informação, Gestão, Monitoramento e Atendimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória, o "Sigma", com foco nas referências técnicas de gestão.
O Sigma atende todos os serviços da Semas e representa um avanço como ferramenta de gestão da informação permitindo o registro de dados e a produção de indicadores territorializados. De acordo com a gerente planejamento da Semas, Layla Daud, durante o treinamento a equipe terá oportunidade de ter acesso a todo o panorama do sistema tanto na perspectiva das unidades de atendimentos quanto das equipes técnicas de gestão.
Layla disse que o Sigma é uma importante ferramenta de gestão, que além de registrar todo o percurso dos munícipes atendidos pela rede socioassistencial, produz informações que subsidiam a tomada de decisões no âmbito gerencial.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, os treinamentos fazem parte do planejamento da pasta para garantir o aprimoramento do Suas e, logo mais, a gestão do Sisan/Semas por meio dos indicadores produzidos pelos registros. "Ter dados que reflitam a realidade é essencial para a tomada de decisão e melhorar o atendimento do cidadão", acrescentou a secretária.