Notícias

Prefeitura de Vitória regulamenta programa de aprendizagem para adolescentes

Publicada em 10/11/2021, às 17h35

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Parcerias e meios de implementação

Na tarde desta terça-feira (9) foi assinado pelo prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini e pela secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Neuza de Oliveira, o documento que regulamenta o programa de aprendizagem profissional para adolescentes em vulnerabilidade social, denominado de Aprendizagem Vix.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de pais e jovens que serão beneficiados com o projeto, além dos colaboradores da Semcid que estão envolvidos no planejamento e execução do projeto.

O programa, que é uma cooperação técnica e administrativa entre a Prefeitura de Vitória e Instituto Gênesis, visa a realização da experiência prática de aprendizes nos órgãos públicos do município, quando não for possível sua realização na sede das empresas contratantes.

O projeto Aprendizagem Vix tem duração de cinco anos, a partir da assinatura da regulamentação. Inicialmente, serão disponibilizadas cerca de 40 vagas para os adolescentes e a previsão é que com a evolução do projeto, as vagas aumentem gradativamente. O trabalho é conduzido pela Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador, da Semcid.

A secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Neuza de Oliveira, afirma que a regulamentação do projeto Aprendizagem Vix é um momento de alegria. “O projeto é a luz do fim do túnel para muitos pais e adolescentes. Só temos a agradecer ao prefeito por apoiar o programa e ao Instituto Gênesis pela confiança”, afirma ela.

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reforça que o projeto é muito importante para a comunidade, já que ajudará a romper o ciclo de violência nas comunidades. Segundo ele, o desafio da gestão é mostrar e provar para a juventude que há um caminho a ser trilhado, um caminho do bem, do trabalho e estudo.

“Agora, com o Instituto Gênesis nós vamos somar os esforços para conseguirmos vencer essa barreira, convencer a juventude e mostrar que o lado de cá é o lado bom. Que a gente pode ser vencedor de verdade”, diz o prefeito.

Os pais que também estiveram presentes na cerimônia se mostraram satisfeitos com a nova ação da Prefeitura de Vitória, reiterando que ter a oportunidade de aprender e sair da realidade de violência, vai ajudar a todos os adolescentes a terem uma perspectiva de vida diferente.


Voltar ao topo da página