Notícias
Pré-Ifes: aulas inaugurais são realizadas em mais duas escolas
Publicada em 23/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 23/04/2025, às 13h14
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Maya Dorietto
A preparação para o processo seletivo do ensino médio e técnico do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) segue a todo vapor na rede de ensino de Vitória. Isso porque mais duas aulas inaugurais do projeto Pré-Ifes foram realizadas nesta terça-feira (22): na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (EMEF TI) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, e na EMEF Suzete Cuendet, em Maruípe.
No projeto, são dadas aulas de reforço, em formato de "cursinho", nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Todos os estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar. As inscrições são feitas nas próprias escolas. As aulas acontecem no período noturno, de 2ª a 5ª feira, com direito a alimentação para os jovens que estiverem matriculados.
Na EMEF Suzete Cuendet, a comunidade escolar foi recepcionada pelo corpo docente e pela equipe técnica que vai trabalhar o Pré-Ifes com os estudantes. Na ocasião, os jovens tiveram contato com informações sobre o curso e se familiarizar com o projeto. Além dos estudantes da EMEF Suzete Cuendet, vão participar do Pré-Ifes no local os jovens do 9º ano da EMEF Octacílio Lomba, também do bairro Maruípe, e da EMEF Orlandina D'Almeida Lucas, do bairro São Cristóvão. Até o momento, 125 estudantes serão atendidos pelo projeto na unidade.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, participou do encontro com a comunidade escolar. "Essa é uma oportunidade única para o futuro de vocês. Um cursinho preparatório é algo muito importante para quem quer ingressar no Ifes e futuramente em um vestibular. E ter isso na nossa rede, de forma gratuita, é um avanço significativo para a nossa educação, para uma educação justa, de qualidade e que gera oportunidade", destacou.
Na EMEF TI Moacyr Avidos, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto voltado para os que estão no último ano do ensino regular. Todos puderam acompanhar as informações sobre o curso preparatório e sobre o próprio Ifes, com depoimentos de ex-estudantes da rede que hoje estão no Instituto Federal.
O Pré-Ifes
O principal objetivo do projeto é preparar os estudantes do 9º ano para um dos processos seletivos mais disputados no estado: o IFES. São oferecidas aulas focadas na revisão e no aprofundamento dos conhecimentos necessários em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Em 2025, o projeto será realizado em 23 unidades polo, atendendo todas as 40 Emefs que possuem turmas de 9º ano. Em 2024, foram 208 aprovados no Ifes, entre estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Vitória.