Notícias

Férias inesquecíveis em Vitória: diversão, cultura e lazer para toda a família

Publicada em 20/12/2024, às 16h50

Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Projeto Tamar (Tartaruga Marinha)
Projeto Tamar (ampliar)
Jansen Lube
Praia Curva da Jurema
Curva da Jurema (ampliar)

As férias chegaram, e a capital  está pronta para receber você com uma programação repleta de lazer, cultura e contato com a natureza. A Prefeitura de Vitória preparou atividades especiais que prometem agradar a todas as idades e estilos.

Seja em família, com amigos ou em um momento a dois, a cidade oferece desde passeios ao ar livre até experiências culturais enriquecedoras. Descubra nossos pontos turísticos que carregam histórias e belezas únicas, aventure-se pelas trilhas nos deslumbrantes parques naturais e aproveite a programação cultural recheada de atividades imperdíveis, como exposições que estimulam a criatividade, colônia de férias para divertir e entreter a garotada e atividades lúdicas em formatos diversos para toda a família, abordadas de forma leve e divertida.

Casa Porto

Desde o último dia 4 de dezembro até o próximo dia 30 de março de 2025 a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória abriga a exposição "Transitar o Tempo".

A mostra que reúne trabalhos de 30 artistas capixabas, conta com curadoria de Nicolas Soares e Clara Pignaton, e propõe uma travessia entre gerações de artistas conectados por um recorte geográfico - todos vivem e produzem arte no Espírito Santo -, com trajetórias distintas, memórias e linguagens artísticas que trazem à tona a complexidade do tempo e da arte, que está em constante reinvenção.

Realizada pelo Museu Vale, em seu momento extramuros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Cultura (Semc), a exposição conta com mais de 40 obras, entre peças inéditas ou cedidas pelos artistas, por meio de galerias parceiras, revelando olhares e interpretações diferentes sobre o contexto sociocultural capixaba.

O horário de visitação é de terças às sextas-feiras, das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 16 horas.

Colônia de Férias na Fafi

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) oferecerá no período de 13 a 17 e de 20 a 24 de janeiro uma colônia de férias gratuita para crianças dos 6 aos 12 anos de idade.

O horário será das 14 às 17 horas.

Estão previstas atividades como oficinas de recreação, teatro, dança e música.

Passeios turísticos:

 Projeto Visitar

Uma iniciativa que promove visitas guiadas aos principais pontos históricos de Vitória, como a Catedral Metropolitana, o Convento de São Francisco e a Igreja do Carmo. O projeto busca valorizar o patrimônio cultural da cidade, proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes.
Horários: Quarta a domingo, das 13h às 17h.

Praça do Papa
Um dos cartões-postais mais conhecidos de Vitória, a Praça do Papa é um espaço amplo e convidativo para eventos, caminhadas e lazer. Oferece uma bela vista da Baía de Vitória e é frequentada tanto por moradores quanto por turistas.
Funcionamento: Aberto ao público todos os dias.

Projeto Tamar e Instituto Baleia Jubarte

Projeto Tamar: Trabalha com a preservação de tartarugas marinhas e promove educação ambiental.
Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 17h (exceto terça-feira, das 10h às 15h).
Instituto Baleia Jubarte: Atua na proteção das baleias que frequentam as águas do Espírito Santo, com ações de conscientização.
Funcionamento: Terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h.

Curva da Jurema
Conhecida por suas águas tranquilas e ótima infraestrutura, a Curva da Jurema é um dos pontos preferidos para lazer à beira-mar. O local conta com quiosques, ciclovias e opções para esportes aquáticos.
Funcionamento: Aberto ao público.

Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras
Famoso pela culinária capixaba, especialmente a moqueca e a torta capixaba, o polo reúne restaurantes que preservam receitas tradicionais, muitas delas preparadas em panelas de barro. O local também oferece um visual encantador do rio e da vegetação ao redor.
Funcionamento: Aberto ao público.

Planetário da UFES
Localizado na Universidade Federal do Espírito Santo, o planetário é um espaço dedicado à ciência e à astronomia. Com projeções imersivas e atividades educativas, é um lugar que encanta visitantes de todas as idades.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 18h.

Galpão das Paneleiras
Um ponto cultural e econômico de Vitória, o galpão reúne as artesãs responsáveis pela produção das icônicas panelas de barro capixabas. Além de conhecer o processo de fabricação, os visitantes podem adquirir peças autênticas feitas à mão.
Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h.

Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória

A partir do dia 26 de dezembro, até 31 de janeiro, uma gama de atividades vai preencher os espaços e, para participar, as inscrições serão feitas pessoalmente e por ordem de chegada nos locais. A programação reúne atividades nos cinco pontos do CCEC em Vitória: Escola da Ciência, Biologia e História, Escola de Inovação, escola da Ciência-Física, Planetário de Vitória e Praça da Ciência

São iniciativas e atividades lúdicas em formatos diversos para toda a família, abordadas de forma leve e divertida. As atividades oportunizam a divulgação e popularização da ciência por meio da experimentação, aprendizado com os saberes da terra, solução de problemas de forma multidisciplinar e valorização das memórias e experiências do público. 

Confira a programação completa no link disponível aqui

Jansen Lube
Natal de Encantos Praça do Papa
Natal de Encantos na Praça do Papa (ampliar)
Leonardo Silveira
Ilha das Caieiras
Ilha das Caieiras (ampliar)

Pôr do sol no Mirante do Mochuara

Um dos destaques deste verão é a oportunidade de presenciar um pôr do sol inesquecível. De 2 a 31 de janeiro, o Parque da Fonte Grande terá horário especial, funcionando das 8h às 19h. Entre 17h e 19h, o acesso será exclusivo ao Mirante do Mochuara, garantindo um cenário mágico para fechar o dia com chave de ouro.

Parques Urbanos:

Vitória possui dez parques urbanos, destinados a propiciar recreação, lazer, turismo, esporte, entre outras atividades e são uma ótima escolha para quem deseja aproveitar momentos de lazer e conexão com a natureza, especialmente em família. Durante o período de festas, todas as unidades permanecerão abertas em seus horários habituais, inclusive nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro.

Horários de Funcionamento:

De terça a domingo, das 5h às 22h. Às segundas-feiras, abrem das 5h às 9h e das 17h às 22h, fechando para manutenção entre 9h e 17h.

Parque Moscoso: Até 5 de janeiro, o parque estará aberto das 6h às 22h para visitação à "Vila Natalina".

Parque Pedra da Cebola - Entre as ruas Ana Vieira Mafra e João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e a Avenida Fernando Ferrari.

Parque de Barreiros - Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão.

Parque Pianista Manolo Cabral - Antiga Chácara Paraíso. Acesso pela Rua Chapot Presvot, na Praia do Canto, ou pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho.

Horto de Maruípe - Avenida Maruípe, em Maruípe.

Parque Padre Alfonso Pastore - Parque aberto, formado por cinco praças entre as Avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira, em Mata da Praia.

Parque Moscoso - Avenida República, no Centro.

Atlântica Parque - Parque aberto, na Avenida Dante Michelini, próximo ao Viaduto Araceli Crespo, em Jardim Camburi

Parque Barão de Monjardim - Acessos pelas ruas Engenheiro Alencar Araripe, no bairro Santa Cecília; Flávio Abaurre, em bairro de Lourdes; e José Francisco Bertholdo, no bairro Santos Dumont.

Centro de Esportes e Lazer de Eucalipto - Acessos pelas ruas Monsenhor Raymundo Pereira Barros e Areobaldo Bandeira, no Bonfim.

Parque Mangue Seco - Acessos pelas ruas Laury Tavares e Benedito Muniz, em Santa Martha

Parque Cultural Reserva Vitória - Parque aberto, possui área de lazer e circuito de obras de arte. Fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi.

Parques Naturais

A cidade conta, ainda, com parques naturais (unidades de conservação), destinados a promover a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e recreação.

Horário de funcionamento:

De terça a domingo, das 8h às 17h, permanecendo fechadas para manutenção às segundas-feiras.

Parque da Fonte Grande - quem está a pé pode chegar ao local passando pela Guarita no final da rua Antônio Dell Antônia, em Fradinhos.  Quem está de carro pode seguir pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória.

Parque de Tabuazeiro - Chega-se ao parque pela Rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a Rua Jácomo Forza.

Parque Von Schilgen - Avenida Saturnino de Brito, 595, na Praia do Canto

Parque Dom Luíz Gonzaga Fernandes - Parque situado na Rua da Coragem,no bairro Redenção.

Parque Vale do Mulembá - Acesso pela Rua Miguel Arcânjo Moreira, no bairro Joana D'Arc.

Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa (antiga Fazendinha) - Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi.

Trilhas:

Para os apaixonados pela natureza, as trilhas dos Parques Naturais de Vitória são um convite para explorar paisagens deslumbrantes e, com um pouco de sorte, avistar animais silvestres ao longo do caminho. Uma experiência perfeita para celebrar as festas de fim de ano em harmonia com o meio ambiente. Os parques oferecem uma variedade de trilhas, cada uma com suas características únicas e níveis de dificuldade, atendendo desde os iniciantes até os mais experientes. É a chance de vivenciar momentos inesquecíveis, respirar ar puro e se conectar com a beleza natural que Vitória tem a oferecer.

Parque da Fonte Grande

Trilhas Autoguiadas: Pedra da Batata, Trilha do Caracol e Sumaré.
Trilhas com Agendamento e Condutor Obrigatório: Pedra dos Olhos, Pau d'Alho, Sagui da Cara Branca, Cactáceas e Nascente de Fradinhos.
Parque Natural Municipal Vale do Mulembá

Trilhas com Agendamento e Condutor Obrigatório: Bambuzinho e Circuito Histórico-Cultural.
Parque Natural Municipal Von Schilgen

Trilha com Agendamento e Condutor Obrigatório: Guajurú.
Parque Natural Municipal Gruta da Onça

Trilhas com Agendamento e Condutor Obrigatório: Poço Azul, Caminho de Pedras, Poço dos Escravos, Sítio Histórico Arqueológico e Muro de Arrimo.

Orientações para os Visitantes

Use protetor solar, repelente e roupas adequadas.
Evite alimentos pesados e hidrate-se.
Não se aproxime ou alimente animais silvestres.
Leve antialérgicos, se necessário, e recolha seus resíduos.
Agendamento e Contato

Para trilhas que requerem guia, é necessário agendamento prévio pelo e-mail semmam.cauceira$4h064+pref.gmail.com ou pelo telefone (27) 3382-6554.

Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Praça da Ciência (ampliar)
Leonardo Silveira
Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica
Parque da Fonte Grande - Trilha e Mata Atlântica (ampliar)

Voltar ao topo da página