Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Coleta Seletiva de Vidro em Vitória promove sustentabilidade e geração de renda

Publicada em | Atualizada em

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Foto Divulgação
Coleta Seletiva de Vidro
A Central de Serviços da Prefeitura de Vitória iniciou, em janeiro deste ano, uma iniciativa pioneira na capital capixaba: a Coleta Seletiva de Vidro.
Foto Divulgação
Coleta Seletiva de Vidro
A Coleta Seletiva de Vidro promove geração de renda para diversas famílias de Vitória.

O descarte correto de resíduos é um imperativo para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Nesse contexto, a separação do vidro não apenas contribui para a conservação dos ecossistemas, mas também aumenta a segurança para todos aqueles que estão envolvidos na coleta e reciclagem de materiais.

Por isso a Central de Serviços da Prefeitura de Vitória iniciou, em janeiro deste ano, uma iniciativa pioneira na capital capixaba: a Coleta Seletiva de Vidro. Realizada inicialmente em cinco bairros, Santa Lúcia, Santa Luzia, Barro Vermelho, Bento Ferreira e Praia do Canto, essa ação específica acontece todas as quintas-feiras, ganhando o sugestivo nome de "Quinta do Vidro".

Os esforços não se limitaram apenas à implementação do serviço, mas também envolveram um intenso trabalho de diálogo e orientação junto aos moradores e famílias. Mais de 300 condomínios já aderiram ao projeto.

"Através dessa parceria, os condomínios disponibilizam contentores específicos para o descarte responsável do vidro, facilitando a adesão dos moradores e otimizando o processo de coleta", explica a coordenadora de Coleta Seletiva, Neia Martins.

Geração de renda

A relevância dessa iniciativa transcende os aspectos ambientais, alcançando também impactos sociais significativos para a capital. Além de aumentar a segurança para os profissionais catadores, a Coleta Seletiva de Vidro promove geração de renda para diversas famílias de Vitória.

Isso porque todo o material coletado é destinado às Associações de Catadores, fortalecendo a economia local e estimulando a inclusão social. Os resultados são impressionantes: no primeiro quadrimestre de 2024, de janeiro a abril, foram coletadas mais de 30 toneladas de vidro. Os números seguem aumentando e hoje a média é de 5 toneladas por semana.

"Esses números refletem não apenas a adesão positiva da comunidade, mas também o impacto concreto que ações pontuais podem ter na construção de um futuro mais sustentável e seguro para todos", afirma o secretário da Central de Serviços de Vitória, Leonardo "Formigão" Amorim, um dos incentivadores da iniciativa.

Para mais informações sobre a Coleta Seletiva de Vidro e outras iniciativas de sustentabilidade da Prefeitura de Vitória, basta entrar em contato pelo número 156 do Fala Vitória, acessar as mídias da Prefeitura, o site ou o aplicativo Vitória Online.

Foto Divulgação
Coleta Seletiva de Vidro
Todo o material coletado é destinado às Associações de Catadores, fortalecendo a economia local e estimulando a inclusão social.
Foto Divulgação
Coleta Seletiva de Vidro
No primeiro quadrimestre de 2024, de janeiro a abril, foram coletadas mais de 30 toneladas de vidro.