Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mostra Produção Independente oferece minicurso sobre cinema de arquivo

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Anita Leandro Mostra Audiovisual
Documentarista e pesquisadora Anita Leandro vai ministrar curso "Cinema de Arquivo"

Os interessados em documentários e, em especial, filmes que usam imagens de arquivo para sua construção narrativa irão refletir sobre a estética da montagem desse tipo de produto audiovisual no minicurso "Cinema de Arquivo", que acontece no dia 13 de junho, das 9 às 17 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes.

O curso faz parte da programação da X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória, que será realizado entre os dias 9 e 14 de junho, em Vitória, e terá condução da documentarista e pesquisadora Anita Leandro.

As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de junho pelo site www.olugardamemoria.com.br. Os participantes dessa atividade receberão certificado.

Palestrante

Anita Leandro é professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde dá aulas de montagem, estética e história do cinema. Também já lecionou na Université Bordeaux 3, onde coordenou o master profissional "Realização de documentários e valorização dos arquivos".

Sua pesquisa recente em torno dos acervos fotográficos das agências de repressão deu origem ao filme "Retratos de identificação" (2014), que será exibido como filme convidado na X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória.

Lei Rubem Braga

A 10ª edição do evento conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Mostra

A X Mostra Produção Independente acontece entre os dias 9 e 14 de junho, no Cineclube Metrópolis, na Ufes/campus Goiabeiras. Nesta edição, o tema é "O Lugar da Memória" e busca refletir sobre a importância da preservação da memória audiovisual por meio de exibições paralelas de longas-metragens nacionais, exposição fotográfica, debates e oficinas.

Serviço

Minicurso “Cinema de Arquivo”, com Anita Leandro

Quando: dia 13 de junho, das 9 às 17 horas

Local: Cineclube Metrópolis, no campus Goiabeiras da Ufes

Inscrições: até o dia 8 de maio