Imprensa
Vitória recebe 2026 com Réveillon inesquecível e público de 300 mil pessoas
Publicada em
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda
A capital de todos os capixabas e turistas, encantados com suas belezas e hospitalidade, deu as boas-vindas a 2026 com um mega espetáculo de cores, música e emoção na Orla de Camburi. Mais de 300 mil pessoas lotaram a região para celebrar a chegada do novo ano, em um evento que está entre os maiores já realizados na ilha.
A grandiosa queima de fogos foi realizada por 12 balsas estrategicamente posicionadas ao longo da Orla de Camburi. Durante 15 minutos, o céu foi tomado por um verdadeiro show pirotécnico, que mesclou cores vibrantes, formas inovadoras e efeitos sincronizados. Os fogos, que incluíram cascatas douradas e estrelas multicoloridas, encantaram a multidão, arrancando aplausos e exclamações de surpresa. Por minutos, a população da praia parou em harmonia para admirar o espetáculo, embalada pela voz da grandiosa Elba Ramalho.
A programação musical começou cedo, trazendo para o palco uma combinação de talento local e nacional. Às 21h, Beto Kauê abriu os trabalhos com um repertório animado e cheio de hits, que aqueceu o público.
"Estamos abrindo os últimos momentos de 2025, e que o ano que se inicia seja de muita paz, saúde e fé para todos", desejou.
Com o badalar das 23h, a festa atingiu seu pico de energia com a apresentação de Elba Ramalho. A cantora trouxe uma performance envolvente, repleta de sucessos que fizeram a multidão cantar em coro. Clássicos do forró e músicas que marcam sua carreira solo fizeram parte do setlist, criando uma atmosfera de pura diversão e alegria. O público foi ao delírio com Elba, que comandou o show com carisma e muita energia.
Quando o relógio marcou 23h59, o prefeito Lorenzo Pazolini subiu ao palco para liderar a contagem regressiva ao lado da cantora. "Que 2026 chegue trazendo ainda mais esperança, união e realizações para todos nós!"
"Seguiremos juntos, firmes no propósito de transformar nossa capital em um lugar ainda melhor para se viver, com mais qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para cada cidadão. Um brinde a um ano de novas conquistas e a um futuro ainda mais brilhante para todos os capixabas! Feliz 2026!", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
A vice-prefeita eleita, Cris Samorini, passou a virada do ano na nova Orla de São Pedro. "Essa virada de ano ficará guardada em meu coração. A nova Orla de São Pedro/Ilha das Caieiras representa muito mais do que uma transformação física; ela simboliza um marco de desenvolvimento, qualidade de vida e valorização da comunidade local", disse.
"Fiz questão de passar minha virada em São Pedro pelo imenso carinho que recebi ao longo dos últimos meses. Conheci pessoas incríveis e ouvi histórias de vida que me inspiraram e me deram ainda mais energia para continuar trabalhando e construindo o melhor para esta comunidade tão especial. Que 2026 seja repleto de realizações para todos nós!", completou.
Os segundos finais antes da virada foram marcados por um clima emocionante de espera, seguido por abraços, risos e fogos de artifício iluminando o céu. A celebração trouxe um sentimento de recomeços e esperança para o ano que se inicia.
Entre os presentes, muitas famílias aproveitaram a ocasião para renovar votos de amor e esperança.
Geração de renda
Eventos como a celebração do Ano Novo são excelentes oportunidades para os vendedores ambulantes, que aproveitaram o grande público para impulsionar suas vendas.
Sheila vende espetinhos há 20 anos e, neste ano, participou, pela primeira vez, do curso de capacitação para vendedores ambulantes ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). "O curso foi maravilhoso, me ajudou muito a aprender mais para estar aqui hoje", afirma.
Rogério comercializa hambúrgueres artesanais há seis anos. Sua equipe também participou da capacitação para vendas e elogiou a facilidade encontrada para se organizar e iniciar as atividades.
Seus lanches têm uma particularidade nos nomes: são todos em homenagem a cantores. "Escolhemos os artistas Daniel e Dilsinho por sempre estarem presentes nas festas. Já o Alemão do Forró escolhemos em homenagem ao nosso estado e é justamente o mais pedido."
Douglas trabalha com espetinhos e salgados há quatro anos e escolheu a capital capixaba como seu ponto de vendas. "Estou gostando bastante do evento, da organização, e espero que seja um ano de muitas conquistas para todos."
Celebração em vários pontos da cidade
Na Nova Orla de São Pedro, um show pirotécnico de oito minutos, realizado por três balsas, encantou o público presente. Já em Santo Antônio, duas balsas completaram a celebração, também com oito minutos de efeitos luminosos.
No palco da Ilha das Caieiras, aconteceram os shows de Gabriel Gava, Leq Samba e da dupla Pedro & Willian. A animação tomou conta do público.
O Réveillon de Vitória se firmou como um dos maiores atrativos turísticos da cidade, atraindo não apenas moradores, mas também visitantes de diferentes partes do Brasil. Com uma combinação de infraestrutura de qualidade, programação diversificada e um cenário deslumbrante, a festa deixou marcas inesquecíveis em quem escolheu Vitória para iniciar 2026.
Expectativas para 2026
Mara Oliveira, moradora de Vitória, veio acompanhar o grande show da virada de perto. "Cheguei às 18h para garantir um bom lugar para ver os shows e os fogos", disse.
"Para 2026, desejo saúde e força para receber uma cura, paz e felicidade. Que minha filha seja feliz, que todos consigamos encontrar equilíbrio dentro de nós. O importante é ter saúde; o resto nós corremos atrás e conquistamos", desejou.
João Carlos veio de Viana para assistir ao show de Elba Ramalho, com foco em renovação. "Quis passar a transição de 2025 para 2026 ao som da minha cantora preferida, que marcou minha infância. Vim em busca de começar o ano da melhor forma possível."
O casal Alexandre e Sabrina é uma mistura: ele, paranaense; e ela, capixaba. "Nos conhecemos online e hoje moramos juntos no Paraná. Este é o nosso primeiro Ano Novo juntos e quis que ele passasse na minha terra, conhecendo praias e curtindo muito ao meu lado."


