Notícias

Vitória é destaque na Educação em evento do Ranking Connected Smart Cities 2022

Publicada em 14/03/2022, às 14h00

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Patrícia Esteves


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Ranking Connected Smart Cities
Secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner , no "Connected Smart Cities" 2021.

Primeiro lugar em Educação no Ranking Connected Smart Cities 2021, Vitória estará presente no debate promovido com o objetivo de reavaliar os indicadores dos eixos temáticos que compõem a plataforma. O evento será nesta terça-feira (15), às 9 horas, com secretários municipais e especialistas das cidades para discutir como os municípios estão se desenvolvendo.

O tema Educação terá como representantes as cidades de Vitória (ES), com a presença da secretária Juliana Rohsner, São Caetano do Sul (SP) e Mineiros (GO).

Ocupando a primeira posição do eixo Educação no Ranking Connected Smart Cities 2021, Vitória investiu em tecnologia para a rede municipal de ensino e licitou cerca de R$ 70 milhões em compra de 5 mil notebooks, 3 mil novos computadores de mesa, 25 mil tablets para uso dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e 54 plataformas Tix Letramento para atendimento aos estudantes da Educação Especial. A entrega de todo esse aparato tecnológico está prevista para 2022.

Em setembro do ano passado, a atual gestão regulamentou a implantação do tempo integral na Educação Infantil do município e expandiu essa modalidade de ensino na rede. Neste ano, mais três unidades de ensino começaram a atender em tempo integral, chegando a dez unidades na capital. A Secretaria de Educação instituiu ainda o "Educar para Vitória: Fortalecimento das Aprendizagens". O foco é a alfabetização para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

"Na Educação, temos uma rede potente, com muitos profissionais qualificados e que podem fazer a diferença na vida de cada criança e cada estudante. Nosso grande desafio está em garantir que a nossa razão de existir, enquanto Secretaria de Educação, seja alcançada, que é o aprendizado de nossas crianças e estudantes. Por isso, inovamos ao apresentar o Educar para Vitória, em parceria com o Educar pra Valer, no qual nos inspiramos em três eixos: Fortalecimento das Aprendizagens, Gestão Escolar e Investimento em Infraestrutura", afirma a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

De acordo com os dados do Ranking CSC 2021, Vitória possui em torno de 17 vagas em universidade pública para cada mil habitantes com mais de 18 anos. A média do ENEM para os alunos das escolas públicas registra a nota de 457,5. Dos trabalhadores formais, 39,4% têm ensino superior. E a despesa per capita paga com Educação é de R$1.082,58 por habitante.

Para acessar acompanhar os debates, gratuitamente, basta acessar as redes sociais do CSC ( Facebook, YouTube, Linkedin). Os eventos temáticos do Ranking Connected Smart Cities 2022 acontecem de 08 de março a 02 de agosto, sempre a partir das 9h. Para acessar o calendário com a programação completa, visite o site do evento.

SERVIÇO

Evento Temático Ranking Connected Smart Cities 2022

  • Tema: Eixo Educação
  • Cidades participantes: Vitória, São Caetano do Sul e Mineiros
  • Quando: 15/03, às 9h
  • Transmissão online e gratuita
  • Inscreva-se neste link para interagir com os participantes

Voltar ao topo da página