Notícias

Prefeito visita obra de reforma no Cmei Valdívia da Penha Antunes Rodrigues

Publicada em 10/11/2021, às 18h55 | Atualizada em 10/11/2021, às 18h58

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha
Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha

São mais de 20 anos de espera. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdívia da Penha Antunes Rodrigues, localizado no bairro Santos Dumont, está passando por uma reforma estruturante, a primeira grande intervenção desde a inauguração da unidade escolar, em 1992.

Entre os serviços que sendo executados, estão a troca completa do telhado, que passa a ser de telhas termoacústicas; troca de revestimento em toda a escola; reforma dos banheiros para atender às normas de acessibilidade; troca da parte elétrica; pintura interna e externa, reboco externo, com tratamento de infiltrações; troca de ventiladores; rebaixamento de gesso; troca de todas as lâmpadas para led, entre outros reparos.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que deu a ordem de serviço em abril, esteve hoje na unidade para fiscalizar o andamento da obra.

“É uma satisfação nossa ver o andamento da obra, o Cmei está ficando bonito e sustentável. Parabéns a toda a equipe e agradeço também o apoio da comunidade. Entendo a angústia dos pais pelo retorno das crianças à escola, mas após essa grande reforma, teremos um ambiente escolar adequado, que receberá as crianças, dando a certeza de que elas serão bem tratadas, bem cuidadas, como todas as crianças de Vitória merecem ser. Em breve, viremos aqui entregar essa obra que é uma reconstrução, vamos entregar uma escola nova. Com o carinho das diretoras, dos profissionais, da comunidade, as crianças terão o melhor ambiente possível para se desenvolver”, destacou o prefeito.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, também acompanhou a visita.

“Hoje, quero fazer um agradecimento à comunidade, aqui representada pelo do Movimento Comunitário de Santos Dumont, que tem nos apoiado. Essa obra representa o que o prefeito Pazolini tem falado, que é o trabalho em conjunto, integrado, entre as secretarias. Não é uma obra nem da Seme e nem da Semob, é da Prefeitura para a comunidade”, disse Juliana.

Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha
Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha

Fiscalização

O presidente e o vice-presidente do Movimento Comunitário de Santos Dumont, Wesley Ferreira e Neno Bahia, respectivamente, estiveram na unidade de ensino, acompanhando a visita. A expectativa da comunidade é grande para ver a obra pronta.

“A escola nunca recebeu uma reforma desse tamanho, é uma grande conquista para as nossas crianças. Está sendo uma reforma também na memória das famílias”, ressaltou Wesley.

Com o cronograma sendo cumprido, o objetivo é que, em 2022, as crianças iniciem o ano letivo presencialmente no Cmei.

“A expectativa é muito grande, estamos muito ansiosos e felizes com essa reforma. Temos acompanho diariamente, dando apoio, fiscalizando. Esperamos retornar às aulas em fevereiro”, afirmou Neno Bahia.

A obra

A reforma contempla os ambientes dos três pavimentos do prédio. O trabalho é necessário em função do tempo de construção, condições de eficiência das telhas existentes e impacto dos altos índices pluviométricos.

Os serviços de reforma e adequação dos telhados têm influência direta no desenvolvimento das atividades pedagógicas da unidade escolar. As telhas de cerâmica e de fibrocimento foram substituídas por telhas metálicas trapezoidal termoacústica. As estruturas em madeiras existentes desses telhados também já foram retiradas e substituídas por estrutura metálica.

O trabalho proporcionará um ambiente sem infiltrações, goteiras, sem odores de mofos e umidade.

Outros serviços

Há necessidade, ainda, de executar a drenagem do pátio interno e no parquinho infantil. Em andamento, estão a revisão da rede elétrica,  recuperação da estrutura na sala de artes e reforma e adequações dos banheiros.

Também estão sendo feitas recuperação de estrutura de concreto armado na sala de artes e um trecho do pátio coberto, recuperação das pinturas de tetos e paredes, colocação de cerâmica 10x10 nas paredes dos corredores e áreas comuns, pintura dos forros de gesso, modificação da sala de fantasias, troca do piso do parquinho infantil e adequação da drenagem.

Na parte final da reforma estruturante, serão trocadas, ainda, as janelas das salas de aula com colocação de grades, além da pintura geral interna e externa.

Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha
Elizabeth Nader
Obras Cmei Valdívia da Penha

Voltar ao topo da página