Notícias

Novas lâmpadas Led em diferentes regiões surpreendem pelo brilho e economia

Publicada em 10/06/2024, às 17h30 | Atualizada em 10/06/2024, às 17h37

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Jansen Lube
Iluminação Publica -Av. Norte Sul
Iluminação Publica na avenida Norte Sul (ampliar)

Vitória está cada vez mais bela e iluminada com a troca de antigas lâmpadas de vapor metálico, em diversos pontos da cidade, por modelos do tipo Led, conhecidas por sua eficiência energética e pela qualidade e intensidade da luz que produzem. Atualmente, estão sendo trocadas as lâmpadas de praças e corredores viários que possuem um grande fluxo de veículos, e que cruzam diversos bairros. 

Até o momento, já foram trocadas 14.5 mil lâmpadas que agora são do tipo Led, mais modernas, com mais brilho e também muito econômicas. Aproximadamente de 70% da iluminação pública da capital foi atendida com a retirada dos modelos antigos de lâmpadas. A previsão é que toda cidade seja atendida até o final de setembro, de acordo com cronograma da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

Avenidas

Estão com nova iluminação as avenidas Vitória, César Hilal, Desembargador Santos Neves, Alexandre Buaiz, Elias Miguel, Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar), Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel. E, ainda, o Trevo do Mc Donald`s, a Rodovia Norte Sul e também sua ciclovia; a rua Constante Sodré, a Ilha do Príncipe, o entorno da Rodoviária, a Praça do Cauê e a Orla de Camburi.

Vias de diversos bairros também tiveram a iluminação renovada. Entre eles, Aeroporto, Antônio Honório, Barro Vermelho, Centro, Consolação, Cruzamento, Forte São João, Fradinhos, Goiabeiras, Gurigica, Horto, Ilha de Santa Maria, Jabou e Ilha do Príncipe.

Também estão melhor iluminados, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Jucutuquara, Maria Ortiz, Mata Praia, Monte Belo, Morada de Camburi, Nazareth, Parque Moscoso, Pontal de Camburi, Praia do Canto, Praia do Suá, Bairro República, Romão, Santa Helena, Santa Lúcia, Santo Antônio, Segurança do Lar, Solon Borges e Vila Rubim.

Praças

Receberam troca de lâmpadas toda a Praça do papa, que ganhou novas instalações, a Curva da Jurema e as Praças dos Namorados, da Ciência e Praias da Guarderia e Iate Clube.

Vitória possui 35 mil pontos de iluminação. Ainda em 2024, serão substituídas milhares de luminárias de vapor metálico pelas de Led, que consomem menos energia. Este ano, já foram instaladas mais 1.466novas unidades de luminárias de Led, que apresentam alta eficiência.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, uma cidade segura é aquela que possui iluminação ampla e eficaz, normalmente conseguida por meio de planejamento da iluminação pública, de fontes de luzes artificiais e de construções diversas. "São muitos ganhos. Segurança, estética, funcionalidade, comércio e eventos culturais. São beneficiados os pedestres, os moradores, os motoristas, aqueles que trabalham no trânsito ou se deslocam à noite, os ciclistas, enfim, uma infinidade de pessoas atendidas", comemorou Alex Mariano.

Alex Mariano disse, ainda, que a melhora nas principais vias é visível e o trabalho prosseguirá em outros lugares de maneira gradual. Ele destacou que o trabalho de renovação das luzes nos principais corredores contou com muito planejamento e vai prosseguir."Uma cidade iluminada é uma cidade mais bela, segura e receptiva. Investimos numa iluminação moderna, de baixo consumo e que se destaca. Luzes de boa potência, baixo consumo, numa quantidade adequada à extensão das vias e com foco bem direcionado", comemorou Alex Mariano.

Nova Iluminação Publica

Voltar ao topo da página