Notícias
Jardim Sensorial e Espaço da Ciência: novos ambientes para crianças do CMEI Luiza Pereira
Publicada em 23/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 23/04/2025, às 13h34
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Maya Dorietto
As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (CMEI TI) Luiza Pereira Muniz Correa, localizado no bairro Mário Cypreste, agora possuem novos ambientes de convivência na unidade. Para despertar os sentidos e serem estimuladas a novas descobertas, foram abertos na manhã desta quarta-feira (23) o Jardim Sensorial e o Espaço da Ciência e Tecnologia. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária de Educação Juliana Rohsner.
O Jardim Sensorial está instalado dentro da unidade. Um espaço com muito verde, plantas e até um pequeno lago, oferecem inúmeras oportunidades para as crianças explorarem, observarem e interagirem com a natureza, estimulando a curiosidade e um aprendizado prático e significativo de forma concreta.
Já o uso do ambiente temático de Ciências e Tecnologia no currículo da Educação Infantil, permite explorar novos conhecimentos, estimular a curiosidade e o pensamento criativo, além de preparar nossas crianças para um futuro onde a tecnologia se torna cada vez mais fundamental.
Após a entrega dos espaços, as crianças fizeram apresentações musicais e o prefeito Lorenzo Pazolini ganhou um presente especial: uma tela com uma pintura feita pelo Gabriel, criança autista do grupo 6, que retrata o prefeito ao lado do artista, em um cenário de muita criatividade.
"Quem já esteve aqui em um passado recente, sabe como estava o CMEI Luiza Pereira. Uma fotografia que não queríamos para a nossa rede. A partir da chegada do diretor José e de toda a equipe da comunidade escolar, presenciamos uma verdadeira transformação. Isso tudo proporcionado pelas condições de trabalho por parte da secretaria de Educação, mas também por todo o esforço realizado pela comunidade escolar para todas as crianças. Vocês criaram aqui um modelo que é referência para todo o país, podem ter certeza disso", afirmou o prefeito.
O diretor do CMEI Luiza Pereira, José Rodrigues, destacou a importância dos ambientes para o projeto institucional da unidade. "O projeto institucional "Histórias e Aventuras No Mundo Mágico Da Imaginação" possibilita que várias histórias ganhem vida através não apenas desses espaços, como de todos os demais ambientes temáticos, levando em consideração o protagonismo e a integralidade das crianças", disse.
"Dá pra ver que vocês são felizes aqui dentro, e isso faz a diferença. Quando os profissionais estão com os olhos brilhando e se sentindo confortáveis, isso passa para as crianças e eles sentem também. Aqui é um lugar que transborda amor e afeto, onde se faz política pública para quem nem sabe que tem direito. Não tem escola sem o trabalho das merendeiras, da limpeza, do porteiro, do coordenador, do pedagogo, do professor, da secretaria. Para dar certo, é preciso o trabalho e dedicação de todo mundo. E é o que vemos acontecer aqui", completou a secretária Juliana Rohsner.