Dayane, ex usuária do Centro Pop, fará palestra sobre superação no espaço no próximo dia 21 de julho.
Quando a música 'Clareou' avisa que 'a tempestade um dia vai passar', poucos entendem o peso exato dessas palavras. Esse é o caso de Dayane Mary Souza Umbelino, de 35 anos, que por anos foi frequentadora do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua de Vitória (Centro Pop). Ela passou mais de duas décadas no labirinto das ruas e do crack, que é uma batalha diária pela sobrevivência.
Após 25 anos invisível aos olhos da sociedade e consumida pela dependência química, Dayane não apenas encontrou a saída, mas transformou sua própria dor em ferramenta de resgate. No próximo dia 21, às 9 horas, numa das salas do Centro Pop Centro, Dayane vai conduzir a roda de conversa "Perspectivas de Futuro - Superação de Rua" voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade extrema que frequentam o espaço, para falar sobre sua trajetória e o caminho percorrido até alcançar a superação.
Atualmente, Dayane está há cinco anos sem fazer uso de substâncias, está domiciliada, recuperou os vínculos familiares e ostenta um ano e 11 meses de carteira assinada como auxiliar de cozinha. Ela também tem seu nome na lista de alunos do curso de Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e exibe o título de que mais sente orgulho, que é o de "madrinha", da sobrinha de sete meses.
Ela disse que o convite para falar com outras mulheres foi o melhor de sua vida porque sempre quis devolver ao Centro Pop todo acolhimento que recebeu nos momentos mais críticos e contribuir para que outras pessoas tivessem a mesma oportunidade de reconstrução. "Costumo conversar com minha mãe sobre o tempo que perdi por causa da dependência. Foram anos desperdiçados", lamentou ela.
Dayane disse que chegou até ali graças ao empenho da equipe do Centro Pop e de outros espaços de acolhimento do município que nunca desistiram dela, somado à sua própria dedicação quando compreendeu a proposta do serviço. "Foram 15 anos vividos dentro do Centro Pop e cada um plantou uma semente. Guardo na memória o nome de quase todos os coordenadores e técnicos", lembrou ela.
Ao ser questionada sobre qual conselho daria às mulheres que vão ouvi-la, Dayane afirmou que a primeira coisa será dar as boas-vindas. "Vou dizer para que elas não julgarem as colegas ao lado, pois todas estão na mesma situação e enfrentam dores e dificuldades. Quero mostrar que nenhuma delas está sozinha e que o serviço oferece o amparo necessário para a transformação de realidades", falou ela.
Sonho
Dayane contou que está há cinco anos estabilizada e disse acreditar que ainda pode realizar o seu grande sonho de ser psicóloga. "Estou dando um passo de cada vez", declarou ela comemorando o fato de agora retornar ao espaço na condição de palestrante.
A supervisora do Centro Pop, Bruna Piovezan Salvador, explicou que o convite surgiu de uma reunião da equipe técnica que acompanha as usuárias. Ela destacou que Dayane alcançou a autonomia da moradia, mas mantém o vínculo com a unidade porque sabe que ali encontra suporte contínuo. "Dayane é a prova concreta de que a persistência das equipes na garantia do acolhimento seguro gera resultados reais no tempo de cada indivíduo", afirmou ela.
A gerente de Proteção Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, reforçou que o retorno de Dayane como palestrante consolida o papel da assistência social como porta de entrada para uma nova trajetória de vida. "Ver uma de nossas atendidas conquistar o mercado de trabalho formal e o acesso ao ensino técnico valida a eficácia dos serviços de acolhimento na superação da extrema pobreza e do isolamento comunitário", celebrou Fabíola.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Carla Scardua, enfatiza a certeza de que a política da Assistência Social salva vidas e que a secretaria não abre mão de estar pronta para acolher a todos que necessitam do serviço em qualquer tempo e pelo período que for necessário