Imprensa
Copa Pop: equipe de Vitoria conquista o título de campeã da edição 2024
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O time da capital sagrou-se campeão da terceira edição da Copa Pop. O clima de festa tomou conta das arquibancadas e dentro das quatro linhas da quadra de esportes do Ginásio Tancredão, que reuniu times de assistidos dos Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.
A bola rolou durante toda a manhã e tarde, até que a equipe de Vitória conquistou o título de campeã da competição, quebrando a hegemonia do time da Serra, campeão nas duas edições anteriores. O grupo começou com uma perda na primeira partida para o time de Cachoeiro de Itapemirim, por 2 a 0. Mas a equipe foi ganhando confiança, chegando a final, jogando com a equipe de Cariacica.
Este ano, o time de Vitória reuniu os usuários do Centro Pop Centro e Continental. Do Centro Pop Centro foram escalados: William Amparo, José Uelton Santos de Jesus, Wesley de Deus, Rithielly Almeida Sá, Michel e Francisley. Do Centro Pop Continental, os que mostram muita disposição e conquistaram a vaga no time foram Clevernei, Esmael, Eduardo, Elielton, Patrick, Marcos Nascimento, Luciano, Antônio Marcos, Wesley, Bruno Lino, Paulo e Daniel.
Veterano no time do Pop Centro, José Uelton Santos de Jesus disse que desde o começo dos treinos estava otimista com o sucesso do grupo na competição. "Os treinos regulares do grupo fortaleceram a equipe e ajudou no entrosamento. Conseguimos", falou ele.
Com a taça na mão, o time fez questão de caminhar até o Centro Pop Centro para agradecer a todos os trabalhadores do espaço pelo apoio, incentivo e dedicação para que eles pudessem se concentrar para o torneio.
A equipe da Serra, atual campeã, acabou desclassificada e trouxe um importante ensinamento do jogo da vida: um dia se ganha e no outro se perde. A coragem para participar e não desistir é a maior vitória!
O jogador, Thiago Gomes Julião, de 44 anos, segunda vez na Copa Pop e integrante da equipe de Cachoeiro de Itapemirim, disse que o momento era de gratidão. Ele contou que, desde que embarcou no ônibus com destino a Vitória, um "filme" passou em sua cabeça. "Todos aqui tem família, mas alguns de nós por decisões e escolhas equivocadas seguimos um caminho diferente. Mas aqui nos sentimos incluídos. É muito legal. Jogando a gente consegue ver que podemos ser e fazer algo legal", disse ele.
Em um momento da conversa, Thiago declarou: "Estou há um ano em situação de rua, mas meu tempo se encerra aqui". Alex Souza não conseguia disfarçar a ansiedade e a alegria em integrar o grupo que estava em busca do tricampeonato para o Centro Pop da Serra. "Outros usuários do nosso Centro Pop fizeram história e quero continuar com essa história de vitórias", falou ele.
Para Bruno de Oliveira, 37, a Copa Pop era uma oportunidade única. "É um momento que traz alegria. Não sabemos o que vai acontecer depois, então olho para o momento que estou vivendo agora. Este momento tem sido ótimo", afirmou ele.
Há quase dois anos em situação de rua, Bruno disse que desde quando deixou a cidade do Rio de Janeiro indo parar em Vila Velha, agora, começa sentir sua vida caminhando na direção da superação da condição de rua. "Estar no Centro Pop, o apoio que a gente recebe lá, o suporte para tirar documentação, ajuda para conseguir as medições que preciso, agora, só falta arrumar um novo emprego. Voltar para minha área de técnico de enfermagem", disse ele.
A alegria e animação dos jogadores e da comissão técnica na quadra contagiaram toda a arquibancada. Grudado na proteção da arquibancada estava Estevão Calazans Cavatti, de 10 anos. Ele deixou claro a sua torcida pelo time do Centro Pop de Vitória. A empolgação da criança chamou atenção para querer saber sua impressão sobre a Copa Pop e Estevão pegou a "bola" e devolveu redondinha: "A situação deles (pessoas em situação de rua) é triste. Mas com o trabalho da Assistência Social podem ficar mais felizes, ter apoio para ter condições de ter uma casa e superar esta situação", falou o menino.
A Copa Pop é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), e tem como objetivo promover a inclusão social e a integração de pessoas em situação de rua por meio do esporte.
A solenidade de abertura contou com a participação da secretárias de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, de Cariacica Danyelle de Souza Lírio, da coordenadora local do Centro Pop da Serra Gabriella Silvério, da coordenadora local do Centro Pop de Vila Velha Elizabeth Bretas e do treinador físico de Cachoeiro de Cachoeiro de Itapemirim, além dos secretários de Esportes Rodrigo Ronchi e de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Flávia Simões e da Gerente de Média Complexidade de Vitória, Fabíola Calazans.
como em todo grande evento, no intervalo da Copa Pop, a Banda das Antigas fez um show mantendo o clima de descontração e alegria no ginásio.
A secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, reforça o papel e a importância das ações desenvolvidas nos Centros Pop de Vitória na garantia da proteção social e dos direitos das pessoas em situação de rua, além de sua contribuição no processo de saída das ruas e fortalecimento dos usuários, tornando-os protagonistas sociais em pleno exercício de sua cidadania e direitos sociais. "Com esforço dos nossos atletas esse ano a vitória é de Vitória", comemorou a secretária.