Notícias

Carnaval 2025: diálogo e planejamento vão garantir sucesso dos desfiles dos blocos de rua no Centro

Publicada em 31/10/2024, às 11h20 | Atualizada em 31/10/2024, às 12h09

Por Poliana Lagares (plbarbosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Reunião Blocos de Rua Carnaval
Reunião com representantes dos Blocos de Rua do Carnaval de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Reunião Blocos de Rua Carnaval
Reunião com representantes dos Blocos de Rua do Carnaval de Vitória. (ampliar)

Numa iniciativa baseada em diálogo e transparência, a Prefeitura de Vitória convidou representantes dos blocos de rua que desfilam na capital para iniciar os preparativos acerca do Carnaval de Rua 2025. Na manhã desta quarta-feira (30), eles se reuniram com gestores da capital, na sede da PMV, para iniciar os preparativos do evento que em 2024 reuniu 500 mil foliões, em três dias de festa.

Além dos secretários municipais, também estiveram presentes o 12º Promotor de Justiça Cível de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, membros da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Vitória, do Corpo de Bombeiros, representante da CDL Vitória, lideranças da Regional 1, representantes das associações de moradores do Centro e representantes da sociedade civil.

"Fiquei muito feliz por tudo que conseguimos construir no último ano, principalmente. Temos recebido elogios Brasil afora. Vitória se tornou um circuito cultural, estamos conseguindo construir uma expertise nos grandes eventos. Bloco de rua virou um apelo nacional, me parece que pós-pandemia isso se intensificou. A cidade fala", disse o Promotor de Justiça, Marcelo Lemos.

Marcelo parabenizou a iniciativa da PMV e ao agradeceu ao Prefeito Lorenzo Pazolini pelo apoio. "O Prefeito se sensibilizou com o modelo e está de acordo com a questão dos ensaios. Estamos juntos na construção do modelo", disse. Ele também parabenizou os blocos pela consciência não só de obedecer mas também de respeitar o que foi combinado.

O diálogo passou por temas como ações de sustentabilidade, com eliminação de garrafas de vidro e copos de plástico, distribuição das lixeiras e bebedouros, e segurança pública, com medidas que garantam a cultura da paz e a organização da dispersão dos blocos.

"Este momento de diálogo entre as partes é extremamente importante para entregar o melhor para os foliões e para a cidade. Conseguimos evoluir muito se compararmos os eventos de 2023 e 2024. Agora, nossa expectativa é que o Carnaval 2025 seja ainda melhor, pensando nos blocos como um atrativo cultural para a cidade", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.

Os representantes dos blocos e da comunidade do Centro de Vitória elogiaram a iniciativa e reconheceram a importância do diálogo para alinhamento das ações e para ampliação do Carnaval de Rua de Vitória. Eles também pontuaram que as iniciativas já executadas e que deram certo são fruto de diálogos anteriores com os blocos e comunidade, o que prova a eficácia das ações traçadas em conjunto.

Em um prazo de dez dias, os representantes dos blocos de rua irão encaminhar à Prefeitura um calendário com informações sobre horários dos desfiles e estimativas de públicos.

O Carnaval 2025 será realizado nos dias 1º, 2, 3, 4 e 5 de março.


Voltar ao topo da página