Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Biblioteca de Vitória abre programação de outubro com encontros sobre primeira infância

Publicada em | Atualizada em

Por Julia de Almeida (jalimaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Biblioteca de Vitória abre programação de outubro com encontros sobre primeira infância
Foto Divulgação
Biblioteca de Vitória abre programação de outubro com encontros sobre primeira infância

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim inicia a programação do mês outubro com dois encontros gratuitos para falar sobre infância, imaginação e curiosidade. Nos dias 5 e 6 de outubro, às 9 horas, o espaço recebe a escritora, professora doutora em Educação e contadora de histórias Lilian Menenguci para duas palestras-oficinas voltadas ao público adulto.

As atividades são destinadas a familiares, profissionais da educação, profissionais que atuam com as infâncias, bibliotecários e mediadores de leitura. Os encontros são independentes, e o público pode participar de uma ou das duas atividades.

Recentemente, Lilian Menenguci foi selecionada como Global Leader for Young Children (Líder Global para a Primeira Infância) pela World Forum Foundation, passando a integrar uma rede internacional dedicada à defesa dos direitos e da dignidade das crianças.

"Contar com a participação da Lilian nos projetos e na programação da Biblioteca é sempre uma alegria, um presente. Ela não fala para as pessoas, ela fala com elas. E com pessoas de todos os tamanhos. Esses encontros, tenho certeza, serão divertidos e também muito reflexivos", afirmou a bibliotecária Elizete Caser.

Programação

Na segunda-feira (5), às 9 horas, será realizada a palestra-oficina "Arquitetura criativa: a criança mágica como estrutura do pensamento das infâncias". A atividade propõe uma reflexão sobre a imaginação e a vivência fantástica e a forma como esses elementos participam do aprendizado e do desenvolvimento humano.

Na terça-feira (6), também às 9 horas, será a vez da palestra-oficina "Por que cortar o cabelo não dói?: a curiosidade como poética das infâncias perguntadeiras". O encontro aborda a curiosidade como elemento presente na construção do conhecimento e como ponto de partida para a filosofia, a ciência e a arte.

"A ideia é criar espaços-tempos nos quais as pessoas adultas tenham a oportunidade de viver 'exercícios de ser criança'. É um convite para despertarmos para a urgência de cuidarmos, primeiro, da primeira infância, fase onde tudo começa. Além disso, é uma iniciativa que vai ao encontro do que estabelece o Plano Municipal de Cultura (PMC) de Vitória, tanto quanto do que determina o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Vitória", destacou Lilian.

Sobre a autora

Capixaba, Lilian Menenguci tem uma produção literária voltada às infâncias e marcada pela linguagem poética. Entre seus livros infantis e infantojuvenis estão Os medos de Lili, Casa de papel, A criança mágica, com cerca de 20 mil exemplares vendidos, O mistério da bolinha de gude, À gente, às vezes é assim, A pequena máquina de escrever e Setembrino, seu lançamento mais recente.

Servidora da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a escritora também idealizou e coordena projetos de incentivo à leitura literária, como Livros Gigantes e as iniciativas Com a Palavra e Conta, Conta - Contação Artística de Histórias Autorais.

Lilian integra o Comitê de Políticas Intersetoriais para a Primeira Infância de Vitória e a Rede Nacional de Leitura Inclusiva. Ela também representa Vitória e o Espírito Santo em circuitos literários nacionais e internacionais.

Serviço
Palestras-oficinas sobre primeira infância com a escritora Lilian Menenguci
Data: 5 e 6 de outubro, segunda e terça-feira, às 9 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Vitória
Evento Gratuito