Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Maior mangue urbano do Brasil é homenageado com dia especial em julho

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Ação conjunta de monitoramento do mangue
Vitória conta com 11 quilômetros quadrados de área de manguezal

O manguezal, ecossistema que confere uma beleza singular à orla noroeste de Vitória, ganhou um dia para homenagem devido à importância de ser berçário do mar pelas ricas fauna e flora. Foi instituído, no dia 26 de julho, o Dia do Manguezal no calendário oficial de datas e eventos de Vitória.

A criação da data foi feita por meio da lei 8.606/14, aprovada neste mês. Nela, poderão ser realizados programas na área de educação ambiental para engajamento da sociedade na conservação e melhoria do meio ambiente.

Atualmente, Vitória conta com 11 quilômetros quadrados de área de manguezal - extensão que faz dele o maior mangue urbano do país - e faz um trabalho de proteção e recuperação na Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, no Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e nas áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas franjas da orla).

"Esse é um importantíssimo ecossistema para o meio ambiente. Trabalhamos no pilar da educação ambiental para conscientização da população na preservação e na linha da fiscalização com ações integradas com a Guarda Municipal, Ibama e Polícia Ambiental", ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra.

O manguezal também é importante pelos recursos naturais que produz e que servem de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta. Do manguezal também é extraído o tanino utilizado na confecção das famosas panelas de barro, símbolo da cultura local.