Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Maior mangue urbano do Brasil é homenageado com dia especial em julho

Publicada em 10/01/2014, às 08h00

Por Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral

Ação conjunta de monitoramento do mangue

Vitória conta com 11 quilômetros quadrados de área de manguezal

O manguezal, ecossistema que confere uma beleza singular à orla noroeste de Vitória, ganhou um dia para homenagem devido à importância de ser berçário do mar pelas ricas fauna e flora. Foi instituído, no dia 26 de julho, o Dia do Manguezal no calendário oficial de datas e eventos de Vitória.

A criação da data foi feita por meio da lei 8.606/14, aprovada neste mês. Nela, poderão ser realizados programas na área de educação ambiental para engajamento da sociedade na conservação e melhoria do meio ambiente.

Atualmente, Vitória conta com 11 quilômetros quadrados de área de manguezal - extensão que faz dele o maior mangue urbano do país - e faz um trabalho de proteção e recuperação na Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, no Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e nas áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas franjas da orla).

"Esse é um importantíssimo ecossistema para o meio ambiente. Trabalhamos no pilar da educação ambiental para conscientização da população na preservação e na linha da fiscalização com ações integradas com a Guarda Municipal, Ibama e Polícia Ambiental", ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra.

O manguezal também é importante pelos recursos naturais que produz e que servem de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta. Do manguezal também é extraído o tanino utilizado na confecção das famosas panelas de barro, símbolo da cultura local.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Comente esta notícia

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site