Secretaria de Saúde


Saúde do adulto e do idoso

Vacinação de adulto

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra várias doenças. A pessoa ao se vacinar corre menos risco de adoece, de evoluir para quadros graves, que podem levar a internação e até mesmo ao óbito.

Existem várias vacinas disponíveis para os adultos e manter todas em dia é fundamental para o controle de doenças. A pessoa quando se vacina não só protege sua saúde, mas também da coletividade, uma vez que possibilita a interrupção da cadeia de transmissão da doença, evitando surtos e epidemias.

O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

Última atualização em 15/04/2024, às 19h27

Vacinação da pessoa idosa

Marcos Salles
Vacinação

As pessoas com 60 e mais também precisam ficar atentas ao calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Dentre as vacinas do Calendário Vacinal do Idoso, a vacina dupla adulto protege conta a difteria e o tétano. O tétano é uma infecção aguda e grave causado pela toxina do bacilo tetânico, que entra no organismo, principalmente, através de ferimentos ou lesões de pele, sendo uma das causas de mortalidade em idosos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. A vacinação é a única forma de prevenção.

Também é importante lembrar que o idoso seja imunizado, anualmente, contra a influenza na Campanha Nacional de Vacinação. A vacina contra influenza contribui para a diminuição das internações e óbitos por problemas respiratórios.

O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização - PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

Além das vacinas citadas acima, o Ministério da Saúde disponibiliza outras vacinas para este público, clique abaixo para conhecê-las.

Última atualização em 15/04/2024, às 19h30

Vacinação do trabalhador da saúde

O trabalhador da saúde (TS) também possui um calendário especifico. Esse público deve manter a caderneta de vacinação atualizada e apresentá-la no serviço quando solicitado na admissão ou por ocasião dos exames periódicos de acordo com as normas de cada empresa ou instituição de saúde.

Lembrando que trabalhador da saúde é todo indivíduo que atua em instituições e serviços de saúde, como por exemplo, hospitais, clínicas, unidades de saúde, laboratórios, farmácias, entre outros, independente da função que exerça.

Você conhece as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e que o TS tem direito? O município de Vitória conta com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, oferecendo gratuitamente as vacinas recomendadas pelo PNI.

Para isso, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.

Última atualização em 15/04/2024, às 19h32

Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher

Samira Gasparini
Parto Humanizado

Implantada em 2004, A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM) é norteadora das ações de atenção à saúde da mulher, com base na humanização e na qualidade da atenção em saúde que são condições essenciais para que as ações de saúde se traduzam na resolução dos problemas identificados, na satisfação das usuárias, no fortalecimento da capacidade das mulheres frente à identificação de suas demandas, no reconhecimento e reivindicação de seus direitos e na promoção do autocuidado.

O Ministério da Saúde, através da PNAISM com suas Diretrizes e Objetivos (gerais e específicos), espera contribuir para que as mulheres brasileiras avancem nas suas conquistas, na perspectiva da saúde como direito de cidadania.

Integram um dos Objetivos Específicos da política a "Promoção da atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humani­zada, incluindo a assistência ao abortamento em condições insegu­ras, para mulheres e adolescentes", dos quais no município destacamos as seguintes ações:

Assistência ao pré-natal, parto e puerpério no município

  • Adesão do município a estratégia da Rede Cegonha (Novembro/2011).
  • Cadastramento das gestantes no sistema SISPRENATAL WEB (2013).
  • Implantação e uso nas UBS da nova caderneta da gestante/MS (2016).
  • Captação precoce das gestantes ofertando consultas médica/enfermagem (mínimo de 06 consultas de pré-natal).
  • Oferta de exames, medicamentos e vacinação padronizados pelo Ministério da Saúde (MS), incluindo, no 1º, 2º e 3º trimestre da gestação, e conforme Protocolo do MS (Caderno nº. 32 da Atenção Básica).
  • Prevenção de anemias ferroprivas com oferta de medicamentos, em conformidade com o Programa Nacional de Suplementação de Ferro.
  • Oferta de exame de eletroforese de hemoglobina para diagnóstico da Anemia Falciforme.
  • Oferta de testes rápidos de gravidez, sífilis e HIV, nas UBS.
  • Oferta de ambulatório de gestação de alto-risco (CME Aprígio).
  • Oferta de exame de USG obstétrica para gestação de risco habitual e USG com Doppler para gestação de Alto-risco.
  • Assistência ao parto de risco habitual, de alto risco e a situação de abortamento, realizados através de maternidades de referência, em conformidade com o estabelecido na modelagem da Rede Cegonha – Região Metropolitana (SESA).
  • Consulta puerperal (medico/enfermeiro) até o 42º dia pós-parto.
  • Incentivo ao aleitamento materno até aos 02 anos de idade da criança.

Última atualização em 08/05/2019, às 15h06

Rede municipal realiza exames de câncer de mama e colo de útero

Elizabeth Nader
Exames Especializados no Hospital Santa Rita de Cássia

As mulheres que procuram as Unidades Básicas de Saúde na rede municipal encontram diversos serviços voltados à prevenção do câncer de colo do útero e de mama.

Os exames de rotina para rastreamento do câncer de colo do útero como o preventivo (Papanicolau) podem ser realizados periodicamente, conforme protocolos estabelecidos. Caso seja identificada alguma alteração nesse exame, a paciente poderá fazer na rede municipal de saúde o exame complementar de Colposcopia e Cirurgia de Alta Frequencia (CAF), procedimentos especializados do colo de útero.

As moradoras de Vitória também podem realizar a detecção do câncer de mama ao se consultarem e terem as mamas examinadas por médicos ou enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde. Para rastreamento e diagnóstico, o município oferta ainda, os exames de mamografia e de ultrassonografia de mama que é complementar (caso indicado), e são importantes para detecção do câncer de mama na sua fase inicial.

Além disso, as equipes de saúde promovem ações de educação que, entre outras informações, orientam como fazer o autoexame e a identificar qualquer alteração nas mamas.

A Secretaria de Saúde de Vitória (SEMUS) possui implantado o Sistema Nacional de Câncer (SISCAN), cuja finalidade é registrar a solicitação de exames citopatológico de colo do útero e mama, histopatológico de colo do útero e mama, mamografia, resultados de todos os exames solicitados, seguimento dos exames alterados e gerar dados que subsidiam o monitoramento e a avaliação.

Última atualização em 08/05/2019, às 14h52

Hipertensão e diabetes: prevenção

Marcos Salles
Atendimento em Unidade de Saúde
Carlos Antolini
Verificação de Glicemia

A Prefeitura de Vitória realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão, além de acolher, acompanhar e oferecer o tratamento, a fim possibilitar a atenção qualificada, a motivação para o autocuidado e a adoção de comportamentos saudáveis à população portadora destas condições crônicas

Serviços

  • Atendimento e acompanhamento multiprofissional em todas as unidades de saúde para todas as necessidades básicas e com encaminhamento para especialistas no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou outros serviços de acordo com cada caso;
  • Disponibilização de materiais necessários ao controle do nível de glicose no sangue, como glicosímetros, tiras testes e lancetas. A entrega dos materiais é feita para pessoas que usam insulina que estejam cadastrados e acompanhados pelas equipes de saúde na Unidade mais próxima de sua residência;
  • Fornecimento de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus nas farmácias das Unidades de Saúde mediante apresentação de prescrição médica;
  • Realização de exames laboratoriais e outros para fins de diagnóstico, monitoramento das condições de saúde, classificação de risco e prevenção de complicações relacionadas à hipertensão e diabetes;
  • Atendimento à situações de urgência com suporte para os devidos encaminhamentos;
  • Cadastro e acompanhamento através de um Sistema Informatizado com registro de situações de saúde, informações clínicas e detecção de situações de risco associadas a cada caso;
  • Atividades de educação em saúde com orientações individuais e em grupo por meio de conversas, palestras e grupos de usuários nas unidades de saúde, além de parcerias para ações programadas com escolas, empresas e outros.

Área Técnica de Hipertensão e Diabetes

A área técnica de Hipertensão e Diabetes tem como objetivo a organização da atenção à saúde no SUS dirigida aos usuários com hipertensão e diabetes, considerando na perspectiva da integralidade das ações, a promoção da saúde, a prevenção das complicações decorrentes desses agravos, bem como tratamento destas doenças, a fim de qualificar a atenção à saúde para o enfrentamento desses agravos.

Saiba mais

Última atualização em 08/05/2019, às 14h35

Ações de controle do Tabagismo

O que é tabagismo?

Tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco e seus derivados, como, por exemplo, rapé, narguilé, sabiá, vape, dentre outros. É considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, devido à dependência de substância psicoativa.

Por que as pessoas fumam?

O tabaco contém como princípio ativo a nicotina, uma substância psicoativa que chega rapidamente ao sistema nervoso central (cérebro) e age trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário - sensações momentâneas de prazer, de relaxamento, de melhora do foco, redução momentânea de ansiedade, dentre outros.
Essas sensações são passageiras e levam a pessoa a fumar novamente para sentir-se bem, podendo fumar cada vez mais. Assim, está estabelecida a dependência tanto física (química) quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

Quais são os riscos?

O tabagismo é um dos principais fatores causadores de doenças cardiovasculares (infarto, hipertensão arterial, AVC, trombose), doenças respiratórias crônicas (enfisema pulmonar, asma, pneumonias, bronquites), diabetes e cânceres (boca, esôfago, estômago, pulmões, rim, bexiga, pâncreas, pênis, leucemia mielóide aguda, etc.).

Quem não fuma, mas convive com fumantes, fica frequentemente exposto à fumaça ambiental do tabaco (tabagismo passivo), que produz adoecimento e morte em crianças e adultos.

Dados  do Instituto Nacional de Câncer - INCA mostram que o Brasil emprega anualmente cerca de R$125 bilhões para tratar as doenças e incapacitações provocadas pelo tabagismo e que 443 pessoas morrem a cada dia no país por causa do tabagismo.

Ações de Controle do Tabagismo em Vitória

Por esses motivos, as ações de controle do tabagismo são tão importantes para alertar a população em geral sobre os riscos decorrentes do uso do tabaco, para prevenir a iniciação precoce e para oferecer a oportunidade de tratamento às pessoas que não conseguiram deixar de fumar sozinhas.
As Ações de Controle do Tabagismo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde vêm sendo implantadas no município de Vitória desde 1998 e têm o objetivo principal de reduzir a prevalência de fumantes e o adoecimento e a mortalidade decorrentes do uso do tabaco e seus derivados. Para isso, são desenvolvidas atividades com foco  principal em:

  • Educação em saúde;
  • Prevenção da iniciação do tabagismo;
  • Tratamento para cessação do tabagismo;
  • Promoção de ambientes livres de tabaco;
  • Vigilância de estabelecimentos de uso coletivo.

Ações educativas

Dentre as ações educativas promovidas, encontram-se palestras, orientações individuais, exibição de vídeos, demonstração do monóxido de carbono nos pulmões de tabagistas, demonstrações dos efeitos do alcatrão no organismo e as campanhas anuais, que fazem parte do calendário oficial de datas comemorativas de Vitória - Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) e Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).

Prevenção da iniciação do tabagismo

Tem como público-alvo crianças e adolescentes e é realizada por meio do Programa Saber Saúde do Programa Nacional de Controle do Tabagismo - INCA/PNCT , que capacita profissionais da saúde e da educação para a prevenção do tabagismo. Essas ações são realizadas também por meio do Programa Saúde na Escola.

Tratamento para cessação do tabagismo

O tratamento no SUS segue as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (Portaria Conjunta SCTIE/SAES/MS Nº 10, de 16 de abril de 2020) . É realizado através de uma abordagem intensiva, que tem por base o modelo cognitivo comportamental, e consiste em sessões individuais ou em grupo de apoio, com 10 a 15 participantes, coordenados por um ou dois profissionais. Essas sessões são estruturadas em:

  • Quatro sessões semanais, onde se trabalha a aprendizagem de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e nas vinculações comportamentais ao ato de fumar que a pessoa desenvolveu durante a dependência;
  • Duas sessões quinzenais;
  • Uma reunião mensal aberta, com a participação de todos os grupos, para prevenção de recaída, até completar um ano.

Durante cada sessão, o participante recebe o material de apoio, que são cartilhas elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer para o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. As cartilhas são utilizadas durante as sessões intensivas e são fornecidas aos participantes para reforçar, no seu dia-a-dia, as informações e estratégias trabalhadas durante o grupo para deixar de fumar.

O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo: minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista. Por isso medicamentos não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com uma boa abordagem. É fundamental que o tabagista se sinta mais confiante para exercitar e por em prática as orientações recebidas durante as sessões da abordagem intensiva. Nem todas as pessoas utilizam medicamentos para parar de fumar. A necessidade ou não de apoio medicamentoso será avaliada pelo profissional junto com o indivíduo, durante consulta e durante as primeiras sessões de abordagem intensiva. Todos os medicamentos são fornecidos pelo INCA/MS.

Em Vitória, o tratamento é oferecido nas unidades de saúde. Para informações mais detalhadas, o tabagista que deseja para de fumar deve dirigir-se à unidade de saúde de referência da sua residência e manifestar sua vontade em realizar o tratamento. Deverá ser agendada a sua avaliação clínica/consulta com profissional capacitado que, quando necessário, realizará o encaminhamento para o tratamento intensivo que estiver disponível no momento - em grupo ou individual.

Você também pode buscar orientações sobre como parar de fumar através de ligação telefônica para o Disque saúde do Ministério da Saúde, através do número 136.

Ações legislativas e Ambientes livres de tabaco

As ações legislativas são também de extrema importância no controle do tabagismo, pois permitem a regulamentação de propagandas, patrocínios e rótulos de produtos; a taxação sobre os produtos derivados do tabaco, cuja renda é direcionada para a prestação de serviços públicos (embora não cubra os gastos públicos decorrentes dos adoecimentos e internações causados pelo tabagismo); a Promoção de ambientes livres de tabaco; dentre outros. Os ambientes livres de tabaco garantem a proteção da saúde das pessoas que não fumam, especialmente crianças, contra os efeitos nocivos do tabagismo passivo. Veja abaixo leis municipais de promoção de ambientes livres de tabaco:

Lei Municipal Nº 4.357 de 13 de maio de 1996, dispõe sobre a proibição do uso de cigarro, charutos, cachimbos e outros derivados de fumo no interior de bares, restaurantes e estabelecimentos públicos que possuam ambientes fechados. É regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 12.204 de 16 de março de 2005.

Lei Municipal Nº 7.771 de 25 de agosto de 2009, institui o selo "Ambiente Livre de Tabaco", que qualifica instituição/empresa pública ou privada que adote ambientes 100% livres de Poluição Tabagica Ambiental em suas dependências.

Lei Municipal Nº 8.029, de 6 de dezembro de 2010, institui no âmbito do Município de Vitória o programa "Praia Sem Fumo", com o objetivo de inibir o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco na extensão de areia das praias.

Lei Municipal Nº 9.300, de 27 de julho de 2018, dispõe sobre a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em pontos de ônibus do Município de Vitória.

Lei Municipal Nº 9.683, de 28 de setembro de 2020, dispõe sobre a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em parques públicos municipais da Cidade de Vitória.

Parar de fumar é uma Vitória!

Última atualização em 29/03/2023, às 15h39

Práticas integrativas e complementares - PICs

As Práticas integrativas e Complementares (PICs) propõem o reposicionamento da pessoa como centro do paradigma médico buscando meios menos caros e tecnologias leves com igual ou maior eficácia nas situações comuns de adoecimento, estimulando a construção de uma medicina que fortalece a autonomia do paciente e o auto-cuidado, que tenha como foco a promoção da saúde.
A inclusão da PICs nas ações de estratégias de atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização, está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).

As PICs no SUS de Vitória

  • Fitoterapia: Tratamentos através dos extratos vegetais de plantas medicinais são oferecidos através da prescrição de fitoterápicos para tratamentos de diversas doenças, dentre eles: Hypericum perforatum ( hipérico); Harpagophytum procumbens (garra do diabo); Maytenus ilicifolia ( Espinheira santa); Mikania glomerata (guaco); Cynara scolymus ( Alcachofra).
  • Jardins terapêuticos: Profissionais capacitados implantam Jardins com plantas medicinais e alimentícias reconhecidas pela população e cuidados com o apoio da comunidade atendida e projetos de acolhimento com Oferta de chás e conversas sobre uso de chás medicinais para prevenção de doenças e promoção da saúde. Esses projetos já são desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde Andorinhas; São Cristóvão; Ilha do Príncipe; Ilha de Santa Maria; Forte São João; Jesus de Nazareth; Itararé; Jardim da Penha e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD e de São Pedro.
  • Acupuntura e Homeopatia: São oferecidas consultas de homeopatia e acupuntura, além do fornecimento dos medicamentos homeopáticos gratuitamente. Consultas são realizadas por médicos especialistas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CMEV). Para ser atendido, o paciente precisa ser encaminhado pela equipe de saúde do serviço.
  • Ioga: Apresenta fundamentos filosóficos, como a não violência, o controle dos impulsos, a retidão, o autoconhecimento e contentamento. Melhora a flexibilidade e consequentemente a dor articular, a concentração e os vícios posturais. Promove o equilíbrio mente e corpo, possibilitando ao praticante se beneficiar do estado de calma e bem-estar. Auxilia na redução do estresse, dores na coluna, insônia, ansiedade e promove o autoconhecimento. As aulas são oferecidas nestes locais:
    • SOE Camburi 1 - 3ª e 5ª feira às 7h; (ver no mapa)
    • SOE Chácara Paraíso- 6ª feira às 7h e às 8h; (ver no mapa)
    • SOE Horto de Maruípe- 2ª, 4ª e 6ª feira às 18h30; (ver no mapa)
    • UBS Jabour - 3ª e 5ª feira às 9h. (ver no mapa)
  • REIKI: Locais onde encontrar atendimento: 
    • CAPS AD;
    • UBS Praia do Suá.
  • Auriculoterapia: é um microssistema de tratamento que se resume em aplicar pontos específicos nas áreas do pavilhão auricular (orelha) com o intuito de proporcionar o equilíbrio, harmonizar a energia do corpo e promover a cura de diversas patologias. É um tratamento eficiente dentro das práticas de tratamento da medicina tradicional chinesa para tratar várias condições clínicas tais como ansiedade, tabagismo, insônia, alergias, dores articulares e musculares, enxaqueca, etc. O serviço é oferecido nestes locais:
    • UBS Jardim Camburi; • UBS Praia do Suá; • UBS Forte São João;
    • UBS Fonte Grande;
    • UBS Maria Ortiz;
    • UBS Jardim da Penha;
    • Caps AD.
  • Meditação: Locais onde é oferecida prática de meditação:
    • CAPS AD;
    • UBS Jesus de Nazareth;
    • UBSSanta Luiza.
  • Musicoterapia: É a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
    • O serviço é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial do município.
  • Arteterapia:
    • O serviço é realizado nos Centros de Atenção Psicossocial do município. Utiliza a expressão simbólica, de forma espontânea, sem se preocupar com a estética, por meio de modalidades expressivas como: pintura; modelagem; colagem; desenho; tecelagem; expressão corporal; sons; músicas e criação de personagens.

Última atualização em 18/04/2023, às 17h58

Voltar ao topo da página