Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Teatros

Os teatros de Vitória proporcionam aos frequentadores a convivência entre história e arte contemporânea. A construção que abriga o Theatro Carlos Gomes, por exemplo, é um espetáculo à parte. O prédio do antigo Teatro Glória, edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, também se destaca na paisagem do Centro da capital.

Theatro Carlos Gomes

Diego Alves

Homenagem as mulheres

(Ampliar imagem)

Marcos Salles

Teatro Carlos Gomes

Foi edificado numa época em que o município de Vitória passava por importantes transformações urbanas, que visavam à transformação da cidade em uma capital "moderna". Ele foi edificado no Governo de Florentino Avidos (1924-1928).

Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a Rua Sete de Setembro. Por utilizar a área do teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o município de que seria erguido um novo teatro.

Então, o Theatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. No prédio, aproveitaram-se as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.

Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao Governo Estadual, que passou a administrá-lo. O Theatro Carlos Gomes foi restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.

* Visitas monitoradas e gratuitas, de  quarta a domingo, inclusive feriados, das 13 às 17 horas

Onde fica

Praça Costa Pereira - Centro - Ver no mapa.
Telefone: (27) 3132-8396  e 3132-8399

Última atualização em 09/01/2017

Voltar para o topo

Teatro da UFES

Carlos Antolini

Campus da Ufes

Localizado no Campus de Goiabeiras, o Teatro Universitário é um importante espaço para a realização de eventos culturais como danças, apresentações teatrais, shows e eventos acadêmicos, como seminários, exposições, conferências e congressos.
Para que eventos deste porte pudessem ser realizados, o teatro foi todo equipado com som, luz e cenotécnica. Sua estrutura conta com grande estacionamento, 650 lugares e todo aparato técnico necessário para a execução de pequenos, médios e grandes eventos locais, nacionais e internacionais.

Onde fica

Av. Fernando Ferrari, s/n, Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória – ES - Ver no mapa
Telefone: (27) 3335-2953

Última atualização em 21/02/2017

Voltar para o topo

Teatro do Sesi

Carlos Antolini

alunos asssistindo peça de teatro

Inaugurado em julho de 2000, o espaço cultural Rui Lima do Nascimento, o Teatro do SESI, é palco de espetáculos nacionais e locais. Além de espetáculos teatrais, o teatro recebe shows musicais, apresentações de dança, festivais, etc.

Possui capacidade para 300 pesooas, ar-condicionado e estacionamento.






Onde fica

Endereço: Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha - Ver no mapa
Telefone: (27) 3334-7323

Última atualização em 09/01/2017

Voltar para o topo

Centro Cultural SESC Glória

Elizabeth Nader

Teatro Glória

Edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra o Teatro Glória foi projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética com uso de sacadas, balaústres e o coroamento com cúpula na esquina.
Primeira construção com cinco andares da cidade. Adquirido pelo SESC, abriga um novo Centro Cultural de excelência Nacional. Possui teatro, cinema e salas para apresentações culturais.

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro Histórico, Vitória – ES - Ver no mapa
Tel.:(27) 3223-0720

Para visitas panorâmicas acesso ao espaço sob consulta.

Última atualização em 09/01/2017

Voltar para o topo

Festival Nacional de Teatro

Yuri Barichivich

TEATRO SESI - FESTIVAL DE TEATRO

André Sobral

Festival de Teatro - Gonzagão a Lenda

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, realizado desde 2005, busca divulgar as artes cênicas de todo o Estado. Acontece sempre no mês de outubro e conta com peças nacionais e capixabas, que são encenadas em vários teatros da cidade, além de praças, parques e espaços alternativos da capital sempre com entrada gratuita.

Grupos e artistas de todo o Espírito Santo podem inscrever seus trabalhos por meio de edital, que a época do Festival, é divulgado pela Prefeitura de Vitória com as informações e regras para a inscrição. Uma comissão é responsável por selecionar as peças locais, que serão exibidas durante o evento.

Última atualização em 09/01/2017

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site