Escola da Vida

Guiomedce Paixão
Escola da Vida Na Avenida Serafim Derenze S.Pedro

Espaço de atendimento às pessoas em situação de rua na capital, a Escola da Vida atua de forma articulada com os demais projetos do programa "Onde Anda Você?" como acolhimento, tratamento de saúde, educação básica, aluguel social, atividades esportivas e culturais. Atende cerca de 30 pessoas a cada seis meses com acompanhamento efetivo dentro do projeto e outros três meses de monitoramento, para consolidação das ações construídas.

A Escola da Vida é o espaço de retaguarda e referência para identificar, desenvolver e fortalecer as habilidades empreendedoras das pessoas em situação de risco social com idade mínima de 14 anos atendidas pela rede de serviços da Assistência Social (Serviço de Abordagem, Centro-Pop, Abrigo e Casa Lar) e da Saúde (Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas e Consultório na Rua), prioritariamente os usuários de substâncias químicas, objetivando a (re)inserção social, comunitária e no "mundo do trabalho", tornando-os capazes de serem protagonistas de suas vidas.

O projeto contempla também a demanda espontânea, além dos usuários encaminhados pela rede da assistência e da saúde, porém com atendimento diferenciado, no qual as pessoas serão identificadas e encaminhadas para a rede de serviços para receber o atendimento adequado às suas demandas.

A idade mínima de 14 anos se justifica, primeiramente, pela permissão da inserção ao mercado de trabalho como adolescente aprendiz, por meio da Lei da Aprendizagem, como também pela questão do perfil crescente de usuários de substâncias químicas que começam na adolescência.

As ações da Escola da Vida são focadas na articulação de três eixos: Trabalho, Educação e Cultura. A ferramenta principal de intervenção é o Plano Individual de Empoderamento (PIE), que é elaborado pelo usuário com o apoio de um assessor de projetos, que tem a função de ajudá-lo a pensar um projeto pessoal na perspectiva do trabalho e as possibilidades de implantá-lo num período de seis meses, avaliando junto com a pessoa todos os caminhos que devem ser percorridos para concretizá-lo.

Na Escola da Vida são desenvolvidas diversas atividades coletivas e individuais visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade, interesse por novas aprendizagens, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança, de leitura, de palavras, rodas de conversas, além de espaços de sarau de poesias, rodas de rimas, exposições, cineclube, cursos, entre outras.

Paralelo a essas atividades, o projeto faz a articulação com a rede de serviços da cidade, pública e privada, para encaminhamento dos usuários ao mercado de trabalho, seja como autônomos ou empregados.

A formulação do projeto Escola da Vida teve inicio, em 2013, com a constituição de um grupo de trabalho formado pelas secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme), Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Obras e Habitação (Semohab) e Gestão Estratégica (Seges). O projeto faz parte do Planejamento Estratégico 2013-2016, dentro da diretriz Equidade e Justiça Social. Para a coordenação técnica e administrativa do projeto foi efetivada parceria por meio de convênio com a ONG Instituto TamoJunto.

Onde fica

Rodovia Serafim Derenzi, nº 4.455, São José. - Ver no mapa
Telefone: 3235-7286

Última atualização em 28/05/2019, às 14h23.

Voltar ao topo da página