Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Saúde do Servidor

Conheça as ações promovidas para cuidar da saúde dos servidores municipais.

Florescer

Foto Divulgação

estudantes sentados em mesa

O Florescer tem como objetivo desenvolver ações de promoção de saúde aos servidores, visando a melhoria de sua qualidade de vida. Os encontros com os grupos mesclam rodas de conversa, atividades culturais, cinema e oficina de arteterapia.

O grupo, formado por servidores encaminhados pela Gerência de Saúde e Apoio Social ao Servidor ou por demanda espontânea, é atendido por arteterapeuta e psicólogos.

Informações

Telefones: (27) 3382-6211 (Coordenação de Promoção a Saúde do Servidor) e 3382-6223 (Coordenação de Medicina do Trabalho)

Última atualização em 24/07/2014

Voltar para o topo

Arteterapia

Elizabeth Nader

Exposição do Servidor no saguão da PMV

O projeto Arteterapia desenvolve ações da modalidade terapêutica junto aos servidores municipais. Com a utilização de recursos artísticos (pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenho e recortes), o participante busca exprimir-se por intermédio de sua criação, obtendo melhor compreensão de si e trabalhando a sua libertação emocional.

O Arteterapia é desenvolvido pela Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Administração. Quem tiver interesse em participar do projeto deve entrar em contato com a Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor por meio do telefone (27) 3382-6211. As oficinas acontecem no Parque Barão de Monjardim

Última atualização em 24/07/2014

Voltar para o topo

Controle da pressão arterial entre os servidores

Marcos Salles

Servidora da PMV medindo a pressão arterial

O Programa de Aferição da Pressão Arterial é uma das ações desenvolvidas pela Gerência de Saúde e Apoio social ao Servidor e visa sensibilizar e orientar os servidores municipais sobre a importância de aferir a pressão arterial independente da idade e de realizar exames periódicos.

Como funciona

São realizadas mensalmente campanhas internas de orientação e aferição da pressão arterial. Uma equipe de profissionais da área da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e servidores da Gerencia de Saúde e Apoio Social ao Servidor vão até os prédios municipais de maior concentração e circulação de servidores municipais para realização da aferição.

No dia de campanha, o atendimento é realizado das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (27) 3382-6210, no horário comercial.

Última atualização em 24/07/2014

Voltar para o topo

Aulas de Ioga

Kadidja Fernandes

MUlheres fazendo yoga

O projeto Ioga é desenvolvido pela Escola de Governo como uma opção alternativa para o servidor municipal iniciar uma atividade física e buscar uma vida mais saudável.

A prática de ioga traz muitos benefícios para a saúde: diminuição do estresse e da ansiedade; aumento da flexibilidade e da força dos músculos; melhoria da postura, diminuindo dores nas costas; estímulo à circulação sanguínea; desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à vida; aumento da concentração e do equilíbrio emocional; melhoria da capacidade imunológica; ajuda no combate à insônia e à depressão e melhoria da coordenação motora.

As aulas de ioga são realizadas de segunda a quinta-feira, das 7 às 8 horas e das 18 às 19 horas, no Ginásio Jones dos Santos Neves, localizado em Bento Ferreira.

Última atualização em 21/07/2014

Voltar para o topo

Ginástica laboral

Elizabeth Nader

Funcionários da PMV praticam atividade física em aula no hall da prefeitura no Dia do Desafio

Servidores da Prefeitura de Vitória têm aulas de ginástica no ambiente de trabalho. 

A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores e de minimizar os riscos de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

O atendimento será feito nos turnos matutino e vespertino para dar oportunidade a todos os servidores desses órgãos. O objetivo da implementação da ginástica laboral é promover o relaxamento com alguns alongamentos e, principalmente, quebrar a rotina do ambiente tanto de quem trabalha sentado, usando o computador, ou para quem trabalha em pé, repetindo movimentos de abaixar-se e levantar-se. 

Saiba mais

O que é ginástica laboral?

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

Última atualização em 25/05/2015

Voltar para o topo

Licença médica

André Luiz Silva Sobral

Atendimento médico

Estatutário

Qual o prazo máximo?

60 dias.

Quem assume a remuneração?

Prefeitura de Vitória.

Quem avalia a prorrogação?

A partir do 61º dia é avaliada pela Junta Médica Oficial da PMV.

Quem assume a remuneração após a prorrogação?

Prefeitura de Vitória.

Celetista

Qual o prazo máximo?

15 dias.

Quem assume a remuneração?

Prefeitura de Vitória.

Quem avalia a prorrogação?

A partir do 16º dia é avaliada pelo INSS.

Quem assume a remuneração após a prorrogação?

INSS.

Importante

Somente o médico do trabalho pode atestar se o servidor tem ou não condições de retornar ao trabalho.

Como devo proceder em caso de licença médica?

O servidor, ou seu representante, deverá apresentar ao médico do trabalho, no prazo de até 72 horas após o início do evento, os seguintes documentos:

  • Guia de Inspeção Médica Ocupacional, preenchida e assinada pela chefia imediata;
  • Atestado Médico emitido pelo médico assistente;
  • Outros documentos médicos que esclareçam o pedido de licença.

Como proceder em caso de acidente de trabalho?

Procurar o pronto-atendimento na rede pública ou privada e, no prazo de 24 horas, informar à Coordenação de Medicina do Trabalho o ocorrido, conforme exigência da Previdência Social e Norma Interna da Prefeitura de Vitória, de posse dos seguintes documentos:

  • Atestado Médico, emitido pelo médico assistente, informando o fato com o Código Internacional de Doença (CID) e o número de dias necessários para o tratamento;
  • Guia de Inspeção Médica Ocupacional, emitida pela chefia imediata, informando também no espaço destinado a Observações o ocorrido, acrescentando a identificação e assinatura de testemunhas (se houver);
  • Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, em caso de acidente de trânsito envolvendo veículos.
Importante

O acidente de trabalho deverá ser registrado, mesmo que não haja necessidade de afastamento do trabalho.

Como requerer o atestado médico emitido para a finalidade de Assistência Familiar?

O atestado para Assistência Familiar deverá conter:

  • O nome do servidor beneficiado com o afastamento;
  • O nome do enfermo que será assistido pelo servidor;
  • O grau de parentesco com o servidor;
  • A codificação (CID-10) da doença do enfermo e não o CID de acompanhamento;
  • Número de dias de afastamento solicitado.
Embasamento legal

Última atualização em 21/07/2014

Voltar para o topo

Auxílio doença

O auxílio doença é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao servidor celetista, contratado e comissionado, que, após licença médica, não esteja apto ao retorno ao trabalho.

Última atualização em 21/07/2014

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site