Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Alimentação Escolar

Veja como é preparada a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino em Vitória. Vale a pena destacar a importância da alimentação balanceada na infância, garantindo a saúde e a disposição das crianças para estudar, aprender e brincar.

Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada

Arquivo Secom

Merenda escolar

O acesso à alimentação escolar de boa qualidade é um direito constitucional e uma das prioridades de Vitória. Os alimentos oferecidos nas escolas compõem cardápios balanceados e superam a média de necessidades nutricionais recomendada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Frituras, embutidos, refrigerantes, gorduras ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

Os cardápios são modificados a cada mês. Além disso, são oferecidos alimentos associados a datas comemorativas, como as festas juninas ou no Dia das Crianças. Pratos típicos da culinária capixaba, como a moqueca, integram os cardápios ao longo do ano.

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Estado, como abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, milho verde, pepino, pimentão, repolho híbrido e repolho roxo. Há ainda a oferta de produtos orgânicos, como banana, morango, alface, cebolinha, couve, coentro e salsa.

Só permanecem nos cardápios as preparações que recebem pelo menos 90% de aprovação dos alunos - conforme resolução do FNDE nº 26, de 26de junho de 2013 -, exceto preparações que sejam constituídas por frutas ou hortaliças.

Nutricionistas

Para atender todas as unidades da rede municipal com tantas variedades e com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe com 12 nutricionistas e um coordenador de alimentação e nutrição escolar. São estes profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras e preparação dos gêneros alimentícios.

Os nutricionistas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias das instalações, equipamentos e utensílios. Eles orientam quanto à importância e à necessidade de seguir as normas sanitárias vigentes para garantir a qualidade e a segurança alimentar em todo o processo da alimentação escolar.

A equipe integra a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar e o trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro repassado às escolas para a compra de gêneros alimentícios. Frequentemente os conselheiros visitam as unidades escolares com o objetivo de verificar a execuça do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Merendeiras

As merendeiras são agentes fundamentais em todo o processo da alimentação escolar. O sabor, o aspecto visual e a textura dependem da forma como o alimento é preparado e interferem na aceitação dos alunos. Por isso, em Vitória, as merendeiras são frequentemente capacitadas para que a alimentação do aluno seja de qualidade.

Confira os cardápios do mês.

Para os alunos maiores de 1 ano

Para os alunos menores de 1 ano

Para os alunos regulares das EMEFS

Para os alunos de escolas de tempo integral

Para os alunos da EJA

Última atualização em 31/01/2017

Voltar para o topo

Conselho acompanha criação de cardápios da rede municipal

Marcos Salles

Merendeira entregando refeição à aluna do cmei

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Vitória (CAEfunciona como órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar implementado no município de Vitória.

A resolução 26/2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) regulamenta a atuação do órgão.

O CAE é formado por 14 representantes, sendo sete titulares e sete suplentes: um representante do Poder Executivo, dois da sociedade civil, escolhido pelo Conselho Popular de Vitória; dois professores, eleitos em assembleia do órgão de classe; e dois pais de alunos, definidos em assembleia do Conselho de Escola.

O mandato é de quatro anos. A composição do Conselho é determinada pelo Decreto Municipal 14.734/2010.

Última atualização em 28/11/2014

Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site