Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido


Incentivo à economia solidária é prioridade na cidade

Marcos Salles

Pedreiro fazendo reboco em casa

A Prefeitura de Vitória atua no fortalecimento e na promoção de empreendimentos econômicos e solidários para fomentar a organização de empreendimentos coletivos. Essas medidas garantem a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário. O trabalho é realizado em duas frentes: incentivo ao associativismo e apoio a oportunidades de negócios.

O associativismo é uma prática social que trabalha na identificação de empreendimentos associativos, apoiando sua organização e sustentabilidade. Atualmente, a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger) apoia, com orientação e assessoria técnica, sete grupos produtivos formais e três grupos produtivos informais, que envolvem aproximadamente 125 pessoas.

Os empreendimentos podem ser cooperativas, associações, empresas autogestionárias e grupos informais que desenvolvem as mais diversas atividades econômicas, desde confecção, culinária, arte, cultura até construção civil.

Grupos produtivos

  • Delícias da Ilha: é formado por mulheres da Ilha das Caieiras, que mantêm a tradição no preparo e na comercialização de produtos à base de frutos do mar. Além de venderem sua produção por encomendas, elas também participam de feiras e do festival de torta capixaba. 
  • Bem Nutrir, Bem Arte e Modas e Bem Simples: integram a Associação de Artesãos Ateliê de Ideias (Artideias) e são formados por grupos de moradores das comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Consolação, Jaburu, Floresta, Bonfim, Engenharia. Eles trabalham com customização e confecção de roupas, preparo de salgados, bolos, tortas e biscoitos e material para decoração de ambientes. A proposta é a criação e venda de produtos como alternativa para geração de renda.

Elizabeth Nader

Moqueca capixaba em panela de barro

  • Fortificando: confecciona bolsas artesanais feitas em material reciclável. O grupo, formado desde 2006, conta atualmente com quatro artesãos e expõe seus trabalhos em um ateliê localizado no Forte São João.
  • Ascamare (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória), formada por 27 associados, e Amariv (Associação dos Catadores de Material Reciclável de Ilha de Vitória), com 21 associados. As duas associações de trabalhadores organizados comercializam o lixo reciclável entregue pela Prefeitura de Vitória. O recurso arrecadado com a venda do material é dividido entre os trabalhadores associados. Em média, são coletadas 110 toneladas de recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem.
  • Manguiando/Ecobase: 15 integrantes realizam atividades de guia turístico na região da Ilha das Caieiras.
  • Tenda Criativa: formada por 12 integrantes da Ilha de Santa Maria, que trabalham com aplicações de mosaico com objetos de madeira.
  • Amapraca: a Associação de Marisqueiros da Praia do Canto é formada por 14 integrantes.
  • Associação dos Pescadores: formada por 11 integrantes inseridos na atividade pesqueira do bairro Praia do Canto.
  • Artesanato Paixão: localizado no bairro de Caratoíra, reúne cinco pessoas que trabalham com artesanato com escama de peixes.

Última atualização em 15/07/2014

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site