Notícias

Semana do Protagonismo movimenta alunos em escola da Ilha do Príncipe

Publicada em 04/04/2018, às 17h11

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Secretaria de Educação/Divulgação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos
Alunos lotaram auditório da Emefti Moacyr Avidos para a abertura da Semana do Protagonismo
Divulgação/Secretaria de Educação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos
Evento conta com uma série de atividades voltadas para estimular as diversas habilidades e competências dos estudantes

O protagonismo estudantil está em alta esta semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe. Começou nesta quarta-feira (4) a Semana do Protagonismo, evento com uma série de atividades voltadas para estimular as diversas habilidades e competências dos estudantes, assim como a autonomia e a capacidade de organização, de trabalhar em equipe e de tomar decisões.

A ação marca o início das atividades dos chamados "Clubes de Protagonismo", que são organizados todo ano para atender áreas de interesse dos estudantes. A partir delas, seus integrantes devem desenvolver atividades que proporcionem trocas de informações, por meio de experiências relacionadas ou não à vida escolar.

"Esse é um momento muito importante para nós, alunos, porque estamos tendo a oportunidade de exercitar mais uma vez nosso protagonismo na escola. Temos a oportunidade de opinar e dar sugestões sobre nossos clubes e podemos interagir também com os colegas", destacou a estudante Maria Luiza Silveira, de 13 anos, do 9º ano da Emefti Moacyr Avidos.

O aluno Jorge Eduardo, 14, também do 9º ano, tem opinião semelhante à da colega. "Esta semana é muito importante porque os alunos são orientados sobre o que vão escolher para fazer nos clubes. E o que faz os clubes acontecerem são justamente os estudantes", afirmou.

Divulgação/Secretaria de Educação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos
Atividade é uma oportunidade de os alunos praticarem o protagonismo e também interagir com os colegas da escola
Divulgação/Secretaria de Educação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos
"Clubes de Protagonismo" são organizados para atender a uma determinada área de interesse dos estudantes

Autoestima

Uma das professoras referência do Protagonismo Estudantil na unidade, Eliane Bisi da Silva, que trabalha com os alunos do 7º ao 9º anos, destaca o valor dessas atividades para toda a escola. "Nesta semana, damos início aos clubes. Mas o Protagonismo já vem sendo trabalhado em sala de aula. É uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da autoestima e de várias habilidades dos estudantes. O retorno que temos é muito positivo".

Ela conta que 2017 foi um ano superprodutivo para os Clubes de Protagonismo. "Tivemos várias ações e eventos e grande envolvimento dos estudantes nas atividades".

Ednalva Loss Pugnal, outra professora referência do Protagonismo, que atua do 4º ao 6º ano, relata que até mesmo os alunos menores participam ativamente dos clubes. "Hoje, na abertura da Semana do Protagonismo, eu me surpreendi com a fala dos estudantes. A gente vê claramente como eles ganham autonomia e capacidade de se organizar, e isso faz muita diferença no dia a dia na escola e na vida deles".

Estímulo

Para a diretora da Moacyr Avidos, Martha Luzia Cezana Gonzaga, esse trabalho diversificado é um estímulo para o aluno estar na escola e traz acolhimento aos estudantes.

"Para eles, essa é uma oportunidade ímpar de autoconhecimento e descobertas. É tudo novo. A gente percebe o quanto eles se envolvem, o quanto melhora a autoestima. O aluno se sente parte efetiva das atividades desenvolvidas nos clubes. É um momento em que ele pode contribuir de alguma forma, criar, mostrar outras habilidades. E é um projeto muito coerente com a proposta da escola em tempo integral".

Clubes

Os "Clubes de Protagonismo" são organizados para atender a uma determinada área de interesse dos estudantes, que pode ser relacionada a esporte, cultura, arte, entre outros temas, e, a partir delas, os integrantes desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações, de experiências e aprendizados relacionados ou não à vida escolar, com foco na formação do estudante protagonista.

Para ser criado, o clube deve atender a duas premissas: ensinar algo que agregue valor aos seus participantes e colaborar com o sucesso da escola na formação do indivíduo. A partir dessa vivência, o aluno desenvolverá e exercitará um conjunto de habilidades essenciais para a sua formação nos âmbitos da sua vida pessoal, social e produtiva.

Protagonismo Estudantil

A expressão "Protagonismo" designa a participação de adolescentes atuando como parte da solução, e não do problema, no enfrentamento de situações reais na escola, na comunidade e na vida social mais ampla.

Dessa forma, os educadores passam a chamar de Protagonismo os processos, movimentos e dinamismos sociais e educativos no qual os adolescentes e jovens, apoiados ou não pelos seus educadores, assumem o papel principal das ações que executam.

Divulgação/Secretaria de Educação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos
Divulgação/Secretaria de Educação
Semana do Protagonismo na EMEFTI Moacyr Avidos

Voltar ao topo da página