Professores e alunos farão oficinas de desenho e vídeo sobre baleias jubarte
Publicada em | Atualizada em
Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi
Projeto Amigos da Jubarte
Professores e estudantes serão multiplicadores das atividades curriculares em torno do turismo de observação de baleias
Professores e alunos de 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participam, nesta segunda-feira (13), de oficina de desenho e web vídeo visando à produção de materiais didático-pedagógicos sobre o turismo de observação de baleias, das 8 às 17 horas, na Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha.
A proposta da atividade é fomentar e ampliar os conhecimentos sobre o tema. A ação, que também inclui produção de matérias e de conteúdos, faz parte de um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Educação (Seme) e de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), que firmou parceria com o Instituto Canal para o desenvolvimento de atividades de formação.
"É um trabalho muito relevante pela conscientização sobre a conservação das baleias jubarte e da biodiversidade local", destacou o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman Júnior.
Multiplicadores
Os professores e estudantes envolvidos na expedição serão multiplicadores das atividades curriculares em torno da temática, podendo participar de oficinas de produção de materiais e vídeos que irão contribuir para a ampliação de conhecimentos e preservação das baleias.
Iniciação ao turismo
A proposta está ligada ao programa de Iniciação Escolar para o Turismo, desenvolvido pela Semttre em parceria com a Seme, e terá um diferencial por contar com um grupo de professores que já estudam a cultura e a geografia locais e alunos com superdotação/altas habilidades.
"Os professores e alunos vão poder participar da construção de materiais pedagógicos que serão aplicados em salas de aula de maneira permanente nos próximos anos, fazendo com que os estudantes criem uma cultura do bem e entendam também a importância do turismo associado à conservação da espécie", apontou o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.
Observação de baleias
Projeto Amigos da Jubarte
Temporada de observação das baleias jubarte vai até o mês de dezembro
Leonardo Krohling destacou que o turismo de observação de baleias já é uma realidade na capital e que é preciso divulgar e orientar a atividade de forma correta.
"Precisamos que os alunos da rede municipal se apropriem disso e saibam falar sobre isso. Nada melhor que capacitá-los, e também os professores, para que possam passar esse importante trabalho de conservação de baleias e de defesa do meio ambiente também como ferramenta de turismo", apontou.
O turismo náutico tem crescido na capital, gerando novos negócios e atraindo visitantes que desejam ver os cetáceos. Para participar da observação de baleias, os interessados devem procurar as operadoras de turismo náutico da capital. Elas podem ser vistas em nosso litoral até o mês de dezembro.
Elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das espécies.