Notícias

Poligonal 10 recebe intervenções habitacionais e obras de infraestrutura

Publicada em 27/07/2017, às 21h37

Por Andrea Oliveira, com edição de Leo Vais

Com a colaboração de Marcus Monteiro


Divulgação Semohab
Semohab
Oito famílias do bairro Conquista receberam suas casas reformadas e agora vão viver com dignidade e segurança

A Poligonal 10, que compreende o bairro Conquista, na região da Grande São Pedro, recebe diversas intervenções que vão melhorar a vida dos moradores do bairro. As ações são nas áreas de infraestrutura e habitação.

Na área de infraestrutura a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, está urbanizando o bairro, com a execução de rede de esgoto, água potável e drenagem para captação e transporte de águas das chuvas, contempla também a reforma e a construção de 24 escadarias e duas rampas.

“Este projeto complementa nossos esforços realizados na área habitacional e de infraestrutura refletindo o compromisso da Prefeitura de Vitória em proporcionar melhor qualidade de vida para a população residente nas áreas que, ao longo da história, receberam menos atenção do poder público”, disse o secretário de Obras e Habitação Sérgio Sá.

As obras de infraestrutura, orçadas em R$ 11.719.205,08, foram iniciadas em março deste ano com previsão de conclusão em setembro de 2018. A intervenção é uma parceria da Prefeitura de Vitória com o Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Estão em andamento intervenções nas seguintes escadarias: Benção; Leandro Mateus; São Lázaro; Waldir Marangoni e escadaria da direita. Os serviços iniciam com a demolição dos degraus e instalação de redes de água, esgoto e drenagem. Os degraus são refeitos no padrão que permitam um caminhar confortável e seguro. Em caso de necessidade a fase final consiste na instalação de um corrimão ou guarda-corpo.

Estão previstas as construções de: 1.200 metros de escadarias; 300 metros de guarda corpo; 600 metros de corrimão; 4.500 metros de rede de esgotos; 1.123 ligações domiciliares de esgotos; 9.000 metros de redes de água e 2.500 metros de redes de drenagem.

Habitação

“Agora não chove mais dentro da minha casa”, contou Reinaldo dos Santos Costa, morador de Conquista. Assim como ele, outras sete famílias receberam suas casas reformadas e agora vão viver com dignidade e segurança. Ao todo, oito casas foram entregues e outras quatro já estão prontas para vistoria final.

Coordenado pela Secretaria de Obras e Habitação, o projeto Melhorias Habitacionais possui ações executadas pelo Projeto Terra e vai beneficiar 51 famílias da Poligonal 10. Serão investidos R$ 923.006,57 em reformas nos imóveis já mapeados da região.

Divulgação Semohab
Semohab
Estão previstas as construções de 1.200 metros de escadarias, 4.500 metros de rede de esgotos e 9.000 metros de redes de água

Com o projeto, são realizados reparos, como chapisco e reboco, recuperação de telhados, pintura das fachadas e impermeabilização de coberturas. Durante as obras, as famílias não precisam sair de suas casas.

Para o Secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, as reformas nas casas das famílias que moram na Poligonal 10 mostram o compromisso que a Prefeitura de Vitória tem com os cidadãos da capital. “Com as intervenções habitacionais em Conquista, oferecemos moradia de qualidade às famílias que antes moravam em situação precária. O projeto promove uma vida com mais conforto e segurança”, disse.

“Minha casa era sem reboco e quando chovia, o telhado não protegia. Agora, minha casa está linda, meu telhado protege minha esposa e meus filhos e nossa vida está muito melhor”, disse emocionado Reinaldo, casado e pai de três filhos.

A coordenadora do Escritório Local da Poligonal 10, Elsa Scardua, ressaltou a importância do projeto na vida das famílias de Conquista. “Ter nossas casas reformadas é sonho de todo ser humano. Este projeto proporciona moradia com conforto, segurança e bem-estar pra toda família. Eu me sinto honrada em estar presente e fazer parte da realização deste sonho para tantas famílias desta comunidade”, disse.

Enquanto as obras são realizadas, o trabalho social não para. A equipe de assistente sociais realiza, constantemente, reuniões socioeducativas, visitas domiciliares e atendimentos individualizados aos beneficiários.


Voltar ao topo da página