Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Gestantes de Consolação recebem orientações sobre cuidados com bebês

Publicada em 04/06/2018, às 13h57

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


André Sobral

Curso para gestantes

As gestantes do bairro Consolação receberam orientações sobre aleitamento materno

A gravidez é um período de grandes mudanças no corpo e muitas dúvidas para as futuras mamães. Mesmo aquelas que já não são marinheiras de primeira viagem sabem que uma gravidez nunca é totalmente igual à outra. Para ajudar essas mulheres nesse momento, as Unidades de Saúde de Vitória realizam, ao longo do ano, cursos para gestantes.

Em Consolação, 15 gestantes se encontram semanalmente para trocar experiências e aprender sobre cuidados com o bebê e com a própria saúde, além de já ir trabalhando o vínculo afetivo com a criança que está sendo gerada.

A maioria das mães está na segunda gestação, mas mesmo assim, elas afirmam que participar do curso vale a pena. Quem garante é Letícia Araújo, de 23 anos, moradora de Jaburu. Mesmo já tendo uma filha de seis anos, ao ficar grávida do segundo filho, ela decidiu participar. "Aqui cada semana é um assunto diferente, conhecemos outras mães e outras histórias. Vale a pena participar".

Ingrid Ferreira da Conceição, de 23 anos, moradora de São Benedito, participou do curso de gestante na US de Consolação em suas duas gestações: da Ana, que agora tem seis anos, e do Heitor, que está com oito meses.

"Aconselho muito o curso para quem será mãe de primeira viagem, pois ele me ajudou muito: aprendi a dar banho, cuidar dos dentes e da boca do bebê. Sem falar que eu não teria amamentado se não tivesse feito o curso. Depois das orientações que recebi na unidade, minha primeira filha mamou até os três anos e meio. E no curso que fiz grávida do Heitor, aprendi a ter mais cuidado com minha alimentação e a não tomar remédios por conta própria pois isso poderia passar para ele pela amamentação", ponderou Ingrid.

Módulos

Segundo a coordenadora do curso de gestantes, a assistente social Maria das Graças Brandão Amorim, o curso foi organizado em onze módulos, que acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 14 horas, no auditório da US.

"No pré-natal, o médico faz o acompanhamento clínico da gravidez e do bebê. Já neste curso queremos ofertar algo a mais para essas mães, abordando, além de temas relacionados à saúde, também assuntos importantes como vínculo afetivo e projetos de vida. Esse momento é tão importante para essas mulheres que mais de 90% das mães que participam do nosso curso fazem um acompanhamento exemplar com os pediatras e amamentam seus filhos exclusivamente com leite materno até os 6 meses".

Aleitamento

Na última quarta-feira (30), o assunto destacado foi o aleitamento materno. A fonoaudióloga da unidade Nilds de Souza Bandeira Frota tirou dúvidas e deu dicas sobre a amamentação, ressaltando os benefícios para as mães e para os bebês

André Sobral

Curso para gestantes

A fonoaudióloga Nilds de Souza Bandeira Frota tirou dúvidas e deu dicas sobre amamentação

“A amamentação fortalece a parte motora da boca, o que será importante para a criança ter uma boa fala no futuro. Além disso, chupetas e bicos danificam a arcada dentária e prejudicam a respiração do bebê".

Novos cursos

A US do Bairro do Quadro já está organizando um novo curso para gestantes, no dia 20 de junho. Já a US Consolação prevê uma nova turma de gestantes em agosto deste ano.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site