Notícias

Espaço Baleia Jubarte e Galeria Memorial da paz de portas abertas para o público

Publicada em 22/02/2019, às 16h26

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Instituto Baleia Jubarte
Prefeito Luciano Rezende entregou o Espaço Baleia Jubarte e Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira - Memorial da Paz
Diego Alves
Instituto Baleia Jubarte
Solenidade marcou a instalação de uma base física do Instituto Baleia Jubarte na capital e a reabertura do Memorial da Paz

A entrega do Espaço Baleia Jubarte e Galeria Cônego Maurício Mattos Pereira - Memorial da Paz, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, aconteceu na noite desta última quinta (21). 

A capital recebe a primeira base do Instituto Baleia Jubarte, criado há 27 anos, fora da Bahia (as outras ficam em Caravelas e praia do Forte, em Mata de São João). 

Essa base física consolida as atividades da entidade no Estado para prestar, tanto à população local como aos visitantes, serviços na forma de informação ambiental e atividades educativas e culturais voltadas para a baleia jubarte e seu ambiente, bem como dar suporte à expansão da pesquisa científica marinha e apoiar a capacitação de atores sociais do Estado para o turismo de observação de baleias.

A apresentação do espetáculo "Galope do Biomar", com Xangai e Luciano Calazans, marcou a inauguração do espaço. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância de um espaço que dialogue com a preservação e a educação ambiental, a cultura e o turismo.

"Esse trabalho reúne na Praça do Papa a galeria de arte e o Instituto Baleia Jubarte. Vitória tem vocação para o turismo. Nós estamos aqui desenvolvendo o que ela tem de melhor".

O secretário de Cultura, Francisco Grijó, destacou a potência da parceria com o Instituto Baleia Jubarte. "Houve um apoio incondicional da Prefeitura, com a aprovação do Conselho Municipal de Cultura, para a realização do projeto. Foi uma via de mão dupla porque eu tenho certeza que esse projeto será potencializado pelo espaço Baleia Jubarte. E isso será muito importante não só para os estudantes que vão aparecer aqui para usufruir do espaço, mas também para os artistas capixabas que retomam mais um espaço cultural".

Exposição

Marcando a abertura do espaço, a Galeria Memorial da Paz recebe a exposição “Entre Baleias”. A mostra coletiva e fotográfica reúne uma série de imagens que marcam o trabalho ambiental realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, que realizou vários desafios e, entre eles, o aumento populacional da espécie que, em 2014, foi retirada da lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

Observação

A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral.

Para participar, os interessados devem procurar as operadoras de turismo náutico da capital, que possuem embarcações e equipes de acompanhamento credenciados para a finalidade. Acesse www.queroverbaleia.com para saber mais sobre tempo da viagem, horários e dias de saída, bem como valor do passeio.

Além das jubartes, outros cetáceos também podem ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical, baleia minke e cachalote (mais raros).

Diego Alves
Instituto Baleia Jubarte
Diego Alves
Instituto Baleia Jubarte

Voltar ao topo da página