Notícias

Comitiva deixa Vitória entusiasmada com práticas da alimentação escolar

Publicada em 19/05/2017, às 13h08

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos


Diego Alves
ONU - educação alimentar
Comitiva da FAO teve a oportunidade de conhecer a alimentação balanceada oferecida aos estudantes da rede municipal
Diego Alves
ONU - educação alimentar
Representantes do grupo também conheceram os trabalhos das merendeiras que atuam nas unidades de ensino

A comitiva com representantes de 12 países que compôs a missão técnica da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para conhecer a experiência capixaba do Programa de Alimentação Escolar deixou Vitória na noite desta última quinta-feira (18). Foram três dias de troca de experiências entre os participantes da missão e os representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Durante a visita, representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai conheceram "in loco" a alimentação que é servida nas escolas do município, centros de distribuição de alimentos, cooperativas de agricultores familiares e propriedades rurais, hortas comunitárias da cidade, bem como participaram de reuniões e debates na Prefeitura de Vitória para conhecer as políticas públicas executadas pelo município na área de alimentação escolar.

Agricultura familiar

No último dia da visita, os participantes foram até Santa Maria de Jetibá, onde foram recepcionados pelos agricultores familiares que fornecem frutas, verduras e legumes para as escolas da capital. Foi um momento de entender como é realizado o processo de compra e venda desses produtos e como essa prática possibilita o empoderamento dos pequenos produtores e enriquece o valor nutricional da alimentação que é servida para as crianças, uma vez que os produtos vêm de pequenas propriedades e são plantados e colhidos sem intervenções químicas.

A comitiva pôde observar, com a experiência capixaba, que a prática sustentável da compra dos pequenos produtores rurais impulsiona e faz girar a economia.

Comprometimento

Carlos Antolini
Comitiva da ONU Visita as Paneleiras
Comitiva visitou o Galpão das Paneleiras e conheceu a tradicional panela de barro
Leonardo Silveira
Comitiva da ONU visita a EMEF Francisco Lacerda de Aguiar
Programação da visita também incluiu visita a escolas e conversa com os alunos

Comprometimento e empoderamento das autoridades municipais. Essas foram as impressões que os visitantes tiveram da experiência de Vitória na alimentação escolar. Diego Ricalde, da Guatemala, destacou o papel do poder público e da vontade política em fazer com que todo o processo resulte em bons frutos para as crianças. "Vimos um poder público municipal muito comprometido. Uma política de apoio ao plano de alimentação escolar. Estou muito impressionado", disse.

O compromisso de Vitória também foi destacado por Gilda Montenegro, do Panamá. "A alimentação escolar é responsabilidade de todos. E o município de Vitória entendeu bem esse processo. Tudo aqui é feito com muita responsabilidade, comprometimento e amor. Certamente vou levar isso ao meu país", falou.

Encerramento

A comitiva encerrou sua visita a Vitória na sede da Seme, em Itararé. Depois de serem recepcionados pelos servidores, que prepararam uma mesa de café com alimentos da cultura capixaba e brasileira, os participantes fizeram uma breve síntese da missão, onde puderam organizar as ideias e as estratégias que vão levar para cada país representado.

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, ressaltou à comitiva que, em Vitória, muito mais que saciar a fome dos estudantes da rede, a alimentação escolar faz parte de um conjunto de ações pedagógicas e formativas das 102 escolas da rede municipal. 

Matérias relacionadas

Comitiva internacional se encanta com Vitória e seus atrativos turísticos

Missão da FAO visita três escolas para conhecer a merenda escolar

Trabalho de nutricionistas nas escolas é destacado em visita de comitiva

Comitiva internacional chega a Vitória para conhecer alimentação escolar

Leonardo Silveira
Comitiva da ONU visita a EMEF Francisco Lacerda de Aguiar
Diego Alves
abertura da visita da comitiva da alimentação escolar

Voltar ao topo da página