Notícias

Botão do Pânico e Cramsv ganham destaque em evento internacional

Publicada em 20/07/2018, às 17h34 | Atualizada em 20/07/2018, às 17h39

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Nara Borgo
Secretária Nara Borgo desenvolveu os artigos sobre Botão do Pânico e Cramsv que foram apresentados durante evento na Espanha

O Botão do Pânico e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), duas iniciativas da Prefeitura de Vitória no enfrentamento à violência doméstica, foram destaques durante o 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), que está sendo realizado em Salamanca, na Espanha, e reúne diversos países e estados brasileiros.

Os artigos foram desenvolvidos pela secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, em parceria com o professor da Universidade de Vila Velha (UVV) Humberto Ribeiro Júnior. Os trabalhos foram aprovados entre mais de 10 mil artigos de todo o mundo.

Experiência

Nara, que representa a Prefeitura no evento, afirmou que os dois projetos foram bem recebidos pelos participantes. Segundo ela, as críticas positivas serviram para que outros países e estados brasileiros conhecessem um pouco mais dessas duas ferramentas disponibilizadas pelo município.

"Foi uma oportunidade de trocar experiências, aprender com outras nações sobre essas políticas, mas também de mostrar os resultados das ações que fazemos por aqui no sentido de enfrentar a violência contra a mulher", disse.

Ainda no evento, Nara conheceu o Centro de Estudos Brasileiros, que funciona na Universidade de Salamanca. O espaço foi colocado à disposição de Vitória para que outras experiências também sejam divulgadas no local.

"Foi muito gratificante ver o quanto nossos projetos despertaram interesse nas pessoas em realizar parcerias com a Prefeitura nos moldes das que já temos com a Universidade de Vila Velha", destacou.

Direitos Humanos

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), realiza uma parceria com a UVV no sentido de levar as pautas dos Direitos Humanos para a sala de aula do curso de mestrado de Segurança Pública.

Durante o ano, servidores da Semcid participam de atividades junto com os universitários para promover debate sobre os temas voltados para o público LGBT, população negra, gênero e violência contra a mulher, além de políticas públicas para as juventudes.

Yuri Barichivich
Semana da Justiça pela Paz em Casa - Dia Internacional da Mulher
Botão do Pânico é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória

Saiba mais

Botão do Pânico

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local.

Cramsv

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência presta atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço, com seu funcionamento desde 2006, visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que ela possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos.

Serviço
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Telefones: 3382-5464/3382-5465
Local: Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, Itararé 

Voltar ao topo da página