Notícias

BID: comitiva vai a Brasília para defesa do projeto e negociação da minuta

Publicada em 27/08/2018, às 17h19 | Atualizada em 27/08/2018, às 20h25

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Tarcísio Costa


Semana importante para o processo de liberação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 100 milhões, para as intervenções previstas no Programa de Requalificação da Orla Noroeste e Segurança Cidadã de Vitória e no Relatório de Avaliação Ambiental e Social (RAAS).

Nesta terça e quarta-feira (dias 28 e 29), a comitiva coordenada pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) tem reuniões no Ministério do Planejamento para finalizar os termos do contrato que será assinado com o banco.

"Estamos entrando na fase final da liberação dos recursos do BID para uma série de intervenções em Vitória da mais alta importância. A começar pela nova orla da Baía Noroeste, que vai do Tancredão até a Ponte da Passagem, e mais uma série intervenções, frutos de uma avaliação feita com o BID, a Caixa Econômica e a Prefeitura de Vitória das obras de infraestrutura necessárias para a cidade. É uma fase muito importante, nós estamos muito confiantes e acreditamos que a liberação desses recursos começa a se aproximar", disse o prefeito Luciano Rezende.

Participam da comitiva o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá; o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges; o procurador geral de Vitória, Rubem Francisco de Jesus; o assessor especial de Captação de Recursos da  Seges, Antonio Claudino de Jesus; o  subsecretário de Contabilidade, Ericsson Marcel Salazar Pinto; assessora técnica (da Secretaria de Fazenda) Patrícia Leslie Barragan Macedo, e ainda representantes dos setores de meio ambiente, urbanismo e segurança.

Carlos Antolini
Ação Unificada de Fiscalização da Andada do Caranguejo
Manguezal: a recuperação do ecossistema da Orla Noroeste está entre os projetos que serão desenvolvidas em Vitória com recursos do BID
André Sobral
Guardas
Investimentos no equipamento da Guarda Municipal também estão previstos com os recursos

Assinatura

Na quinta e sexta-feira (dias 30 e 31), a comitiva leva ao BID o termo de acordo, ajustado junto ao Governo Federal, que será o fiador do empréstimo. A partir dessa etapa o projeto segue para aprovação no Senado.

O titular da Seges, Vander Borges, afirma que a parceria com o BID é de grande importância para melhorar a qualidade de vida no município.

"Com os recursos do BID, poderemos colocar em prática muitos projetos e iniciativas importantes para o município em áreas como sustentabilidade, fortalecimento da gestão urbana, redução dos impactos das mudanças climáticas e prevenção da violência.”, avaliou.

O assessor especial de Captação de Recursos da Seges, Antonio Claudino de Jesus, acredita que a primeira parte dos recursos deve sair no início do ano que vem. “ Já estamos trabalhando nesse projeto há dois anos, fizemos estudos, reuniões com as comunidades, recebemos a visita de representantes do BID, do governo federal, fizemos todos os ajustes necessários para que o projeto esteja apto para receber o financiamento.”

O programa

Os recursos provenientes do BID serão investidos no Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da desigualdade urbana e socioeconômica, da vulnerabilidade e da degradação ambiental em Vitória, melhorando a qualidade de vida no município. O trabalho de planejamento e execução é coordenado pela Seges e envolve todas as outras secretarias do município.

Está incluída neste programa a Requalificação da Orla Noroeste (Grande São Pedro e região), no qual a Prefeitura vai criar e reformar postos de saúde e escolas e reforçar os serviços de assistência social na região. O projeto vai melhorar a mobilidade urbana   e fomentar as atividades econômicas.

Outros pontos importantes são as mudanças para restaurar o meio ambiente da Orla Noroeste, com a recuperação do manguezal, reflorestamento, monitoramento da qualidade da água de nascentes e contenção de encostas. Também estão previstas intervenções como construção de calçadas, pista de rolamento, deques, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins e mobiliário urbano.

O recurso também vai ser usado para melhorar a segurança na capital, com o reforço da Guarda Municipal de Vitória.  


Voltar ao topo da página