Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Alunos da rede municipal participam da programação da Feira Literária Capixaba

Publicada em 18/05/2017, às 12h31

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Daniella Sanz Ramos


Divulgação Seme

Feira Literária Capixaba

Alunos da rede municipal participaram de contação de histórias e várias atividades na Feira Literária (Ampliar imagem)

Feira Literária Capixaba

Visita ao evento teve o objetivo de incentivar os estudantes a adquirir o hábito da leitura (Ampliar imagem)

A IV Feira Literária Capixaba, que acontece até domingo (21), na Ufes, está recebendo centenas de alunos da rede municipal de ensino de Vitória. No primeiro dia do evento, que começou nesta quarta-feira (17), alunos de oito escolas participaram da programação.

Estavam lá os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arthur da Costa e Silva, de Bairro República, Álvaro de Castro Mattos e Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha, e da Escola Experimental de Vitória, que fica no campus da Ufes.

Os alunos com altas habilidades/superdotação (modalidade da Educação Especial) das Emefs Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria, Maria José Costa Moraes, em São José, Profº Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'Arc, e Castelo Branco, da Ilha do Príncipe, também participaram da programação.

No local, eles participaram de contação de histórias, oficina de danças, apresentações de arte e música e de projetos circenses. A coordenadora da Educação Integral da Emef Éber Louzada, Nádia Perez, destacou a importância de possibilitar aos alunos o contato direto com a produção literária. "Essa ação fortalece o vínculo entre a literatura e o interesse dos estudantes".

Experiência

Já a bibliotecária da Emef Álvaro de Castro Mattos, Gerlaine Ribeiro, disse que a Feira Literária Capixaba é uma experiência lúdica que motiva o interesse das crianças pela leitura. "A contação de histórias, sempre presente na programação, encanta os estudantes. É uma forma de experiência lúdica que favorece a formação do aluno-leitor", avalia.

Além dos alunos, os professores de Língua Portuguesa das Escolas em Tempo Integral (Emeftis) da rede também participaram de uma palestra sobre a literatura capixaba, com as escritoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras Renata Bomfim e Silvana Sampaio. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (18).

Avaliação

O professor Fábio Mota, que atua na Secretaria Municipal de Educação (Seme), está acompanhando toda a movimentação das escolas da rede durante o evento. "A IV Feira Literária Capixaba dá visibilidade à produção literária do Estado, além de proporcionar palestras, contação de histórias, lançamentos de livro, declamações poéticas e muita troca de experiência. Podemos vivenciar outro vínculo, um vínculo presencial, com a leitura", pontuou.

Feira Literária Capixaba

Com a proposta de divulgar e estimular a produção literária do Espírito Santo, acontece até domingo (21), das 9 às 20 horas, a 4ª edição da Feira Literária Capixaba. O evento, que tem entrada gratuita, contará com uma intensa programação de palestras, oficinas, exposições, concursos literários, apresentações artísticas e culturais, lançamentos de livros, entre outras atividades.

A IV Feira Literária Capixaba tem apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site