Notícias

Vitória é destaque em caderno especial do movimento Todos Pela Educação

Publicada em 27/02/2014, às 14h47

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
D. Lucimar Oliveira foi entrevistada pela repórter Mariana Mandelli do projeto Todos pela Educação
Qualidade do ensino prestado na rede municipal de Educação Infantil foi destaque no caderno do movimento "Todos Pela Educação"

"É possível". Essa é a frase que intitula a seção que traz Vitória como destaque no caderno "Educação em debate: Por um salto de qualidade na educação básica", elaborado pelo Instituto Todos Pela Educação. Como forma de apontar caminhos para que as propostas expressas no documento ganhem força e sentido prático, o movimento Todos Pela Educação visitou a rede de ensino de Vitória, por possuir em curso boas práticas de formação de professores da Educação Infantil.

"Em Vitória, formação privilegia a reflexão sobre a prática da própria rede e incentiva a especialização do corpo docente. Esperamos que os relatos sirvam de inspiração para o debate produtivo em busca de melhorias nesse segmento da Educação brasileira", disse a repórter Mariana Mandelli, em sua reportagem sobre a Educação Infantil pública de Vitória para o caderno especial do Todos Pela Educação.

O documento destacou a atual política de formação continuada em Educação Infantil de Vitória, que tem como principal característica a reunião de todos os profissionais da rede nos chamados "ciclos de diálogos curriculares". Em 2013, cerca de 3,2 mil educadores, entre professores, assistentes, coordenadores pedagógicos, estagiários, diretores e professores de Educação Especial, passaram pela formação, que teve como oficineiros os professores da própria rede.

O objetivo dos encontros é motivar uma produção coletiva sobre o referencial curricular e aprofundar a discussão sobre metodologias de ensino.

Declarações

A publicação traz a declaração da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio. "Parece óbvio dizer isso, mas se não fizer sentido para o professor, não adianta. Ele tem que sentir que o que está aprendendo será útil no trabalho em sala de aula com as crianças. Reunir os profissionais para discutir trabalhos foi uma necessidade colocada por eles, construída com os pares", disse.

Elizabeth Nader
Entrevista da repórter Mariana Mandelli do projeto Todos pela Educação
Equipe do programa esteve em Vitória para conversar com os profissionais da rede municipal de Educação

Pais de alunos matriculados na Educação Infantil de Vitória também ganharam espaço na publicação do Todos Pela Educação, na qual afirmaram que se sentem seguros com o preparo dos professores. O advogado Rômulo Bezerril, pai de Beatriz, de 1 ano e 6 meses, chegou a visitar, junto com a esposa, escolas particulares para matricular a filha, mas a opção foi pela rede municipal.

"Nossa decisão não foi pautada pelo aspecto financeiro, mas pelo espaço oferecido e pela proposta pedagógica da escola. Existem muitos professores com pós-graduação, como mestrado, por exemplo. A aula de informática tem lousa digital, coisa que não vi nas escolas privadas que visitei. Beatriz entrou com 10 meses, era a mais nova da turma, e a evolução já é gritante. Ela imita, fala o nome dos amiguinhos, quer fazer tudo sozinha. Tudo nela é mais independente agora", disse.

Diálogo

Como encaminhamento do Congresso Internacional "Educação: Uma Agenda Urgente", realizado em 2011, o movimento Todos Pela Educação organizou grupos de assessoramento (GA´s) com o intuito de formular e de apresentar à sociedade e aos poderes constituídos propostas de políticas públicas em Educação com foco na melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.

Cada GA contou com a participação de pesquisadores de diversos institutos, fundações e da academia, além de representantes do governo, que se reuniram ao longo de 2012 e de 2013 a fim de debater e de trocar análises sobre experiências, dados e pesquisas existentes, que resultaram no caderno especial "Educação em debate: Por um salto de qualidade na educação básica".

Nessa publicação, estão reunidos os três primeiros documentos que resultaram desse trabalho, voltados à Educação Infantil, aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Cada um deles apresenta o contexto atual, os entraves a superar e as proposições do grupo.


Voltar ao topo da página