Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória apresenta experiência em cidade educadora para Viana

Publicada em 07/06/2018, às 16h34

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Seges

Cidade Educadora

Paulo Rogério Cândido e Ramires Maurício Brilhante apresentaram workshop sobre o Programa Cidade Educadora de Vitória (Ampliar imagem)

O Programa Cidade Educadora da Prefeitura de Vitória foi tema de um workshop na Semana de Meio Ambiente de Viana. Nesta última quarta-feira (6), o técnico educacional Ramires Maurício Brilhante e o sociólogo Paulo Rogério Cândido contribuíram com as reflexões. Ambos atuam no Observatório de Indicadores da Cidade de Vitória.

Eles apresentaram os conceitos norteadores do programa e as experiências de cidades participantes, além de fazer dinâmicas para levantamento e reflexão sobre o diagnóstico situacional do município. O objetivo foi compartilhar com Viana o que é ser uma cidade educadora.

"Uma cidade se torna educadora num processo dialógico e intencional que não tem fim, atua continuamente para transformar os seus espaços em educadores. Trata-se de considerar a função pedagógica em todos os processos urbanos", explicaram os expositores.

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

Observatório

O Portal do Observatório de Indicadores é um instrumento de controle social e de suporte à tomada de decisões mantido pela Prefeitura de Vitória, em conformidade com o decreto nº 17.289/2018, que trata da Política Municipal de Monitoramento de Indicadores.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site