Notícias

Vitória abre chamada pública para mobilizar estudantes para a EJA

Publicada em 01/03/2018, às 10h18

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Chamada pública da EJA
Evento foi oportunidade de apresentar aos participantes o plano de mobilização da EJA
Divulgação Seme
Chamada pública da EJA
Secretária de Educação, Adriana Sperandio, destacou que tanto a EJA quanto seu público são prioridades da pasta

Diretores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que ofertam Educação para Jovens e Adultos (EJA) participaram, nesta quarta-feira (28), de uma reunião para a entrega de materiais de divulgação da chamada pública da modalidade.

O evento, que também apresentou aos participantes o plano de mobilização da EJA, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A ideia colocada em prática pela equipe da Seme é desenvolver junto às unidades uma ação estratégica, que é prevista como meta do Plano Municipal de Educação, de busca ativa dos munícipes não escolarizados.

"Nesse sentido, a secretaria idealizou um plano de trabalho para a chamada pública da EJA contendo materiais de divulgação, entre outras ações, com vistas a convocar a população para retornar à escola e concluir sua escolarização, acreditando que sempre é tempo de aprender mais", destacou Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, destacou que tanto a EJA quanto seu público são prioridades da pasta. "A alfabetização e o aprendizado são fundamentais para fazer a diferença na vida das pessoas. A perspectiva da escolarização amplia oportunidades e se reflete em excelentes resultados, por isso estamos empenhados em mostrar a relevância da escolarização para os jovens e adultos de nossa capital".

Cidade educadora

Para a professora Edna Matos, do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória se destaca não só pela chamada pública, mas também pelos investimentos e pela promoção contínua da Educação.

"Vitória e toda a equipe da Secretaria de Educação estão de parabéns, pois a cidade caminha sozinha, através de uma experiência única, com a manutenção, valorização e ampliação da EJA", apontou a professora.

Membro do Fórum e da Comissão de EJA, o professor Carlos Fabian de Carvalho participou do encontro e falou sobre a importância do acesso à EJA pela população. "Enquanto estados e cidades fecham escolas e reduzem o alcance de suas ações, Vitória amplia a rede de ensino e o atendimento aos estudantes de todas as idades, mostrando que é possível alcançar bons resultados quando se trabalha em conjunto por um bem comum".

Direito à escolarização

A coordenadora da EJA, Mariane Follador, também ressalta que essa mobilização é muito importante para incentivar os munícipes a retornar à escola e assegurar-lhes o direito à escolarização. "Acreditamos que o desenvolvimento de uma cidade está atrelado a uma educação de qualidade social. Uma das funções da EJA diz respeito à reparação do direito que foi negado às pessoas em algum momento de suas vidas. Por isso, uma chamada pública mais potente se justifica, sendo fundamental", pontuou.


Voltar ao topo da página