Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vigilância Sanitária faz alerta sobre produtos de beleza utilizados no Carnaval

Publicada em 07/02/2018, às 07h00

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Carnaval na praça Costa Pereira

Pessoas devem adotar cuidados ao escolher produtos e fantasias para curtir o Carnaval

O Carnaval é uma época de muita alegria, mas as pessoas não podem descuidar da saúde. Para muitos foliões, a fantasia e a maquiagem são itens indispensáveis. Por isso, para curtir sem problemas, a Vigilância Sanitária de Vitória (Visa) faz um alerta: é necessário observar se os materiais são próprios para o contato com a pele.

Produtos para cabelos, tintas, esmaltes e cosméticos em geral devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alguns deles podem dar alergia, principalmente, em crianças. Protetores solares e repelentes também são muito utilizados e precisam ter registro na Anvisa.

"As crianças são, particularmente, sensíveis e, ocasionalmente, desenvolvem dermatites após contato com esses produtos. Produtos hipoalergênicos destinados para pele sensível encontram-se disponíveis no mercado", disse a chefe da Área Técnica de Alimentos da Visa, Renata Santos Brega.

Orientação

Para aqueles foliões que não dispensam a bebida alcoólica e, às vezes, ficam de ressaca, Renata faz uma observação: "Vale lembrar que qualquer medicamento só deve ser utilizado com orientação médica", concluiu.

Elizabeth Nader

Barraca de peixe na peixaria reformada do Mercado da Vila Rubim

Pescados também são uma boa alternativa para a alimentação, mas é preciso observar que os peixes são produtos perecíveis

Alimentos 

Na hora de consumir os alimentos, o folião deve estar atento às condições de higiene do local. Deve buscar os produtos mais frescos e leves, de preferência, preparados no momento do consumo. Em especial, devem ser observadas as condições de armazenamento e exposição, principalmente, no caso dos ambulantes.

Segundo Renata Santos Brega, com o aumento da temperatura, o corpo necessita de uma maior quantidade de água e as pessoas precisam dar preferência ao consumo de alimentos leves e saudáveis. 

"Devido ao alto valor nutricional e à fácil digestão, os pescados também são uma boa alternativa, mas é preciso observar que o pescado é um produto perecível e, para ser adequadamente conservado, deve ser mantido em temperatura controlada", disse.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site