Notícias

Uso do QR Code amplia acesso às informações sobre obras em andamento em Vitória

Publicada em 17/11/2017, às 15h06 | Atualizada em 17/11/2017, às 18h10

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
QR Code
Moradores podem obter mais informações sobre as obras em andamento na capital através do QR Code

A Prefeitura de Vitória implantou mais um canal de acesso às informações sobre as obras em andamento na cidade. Agora, todos que possuem um telefone celular tipo smartphone podem usar um aplicativo leitor de QR Code para obter dados do empreendimento diretamente no tapume da obra.

Com a leitura do QR Code instalado no tapume da obra – o portão do canteiro de obra é o local mais indicado para encontrar o cartaz onde está impresso o código QR –, o aplicativo vai direcionar para as principais informações do empreendimento, que estão consolidadas em "Obras da Capital".

Os moradores têm acesso a informações como: nome da obra; endereço; setor beneficiado; breve descrição; empresa contratada; preço; prazo; empresa; percentual de execução e uma foto recente do empreendimento.

Caminhos

Além do QR Code, é possível acessar informações referentes a obras da capital no portal da Prefeitura de Vitória, clicando aqui

A ideia de disponibilizar as principais informações sobre as obras no site da PMV foi do secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá. Da equipe da secretaria surgiu a ideia de ampliar o acesso com o código QR.

"O QR Code é mais uma forma de acesso às informações. Uma das grandes vantagens é que você tem uma atualização constante dos dados. Além disso, o cidadão tem uma série de informações que não constam na placa de obras", explicou.

Código QR

O código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras que pode ser escaneado por um smartphone e convertido, por exemplo, em texto. No caso dessa aplicação, o código é convertido no endereço eletrônico (uma das páginas do portal da PMV), onde estão registradas as informações sobre aquela obra sob consulta.

A atualização dos dados é permanente. "Nosso objetivo é facilitar ainda mais o acesso do cidadão ao andamento das obras públicas do município", destacou Sérgio Sá, que também é vice-prefeito da capital.


Voltar ao topo da página