Notícias

Tarde de exercício de cidadania para alunos na Prefeitura de Vitória

Publicada em 29/08/2019, às 09h28

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Sergio Sá recebe crianças de CMEI
Prefeito em exercício, Sérgio Sá recebeu as crianças na sala anexa ao gabinete (ampliar)
Elizabeth Nader
Sergio Sá recebe crianças de CMEI
"É importante esse tipo de atividade para despertar nas crianças a percepção da cidadania", disse Sérgio (ampliar)

As crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga - todos na faixa de 5 e 6 anos -, na Ilha de Monte Belo, tiveram uma aula prática de cidadania na tarde desta quarta-feira (28), quando protocolaram nos guichês da Prefeitura de Vitória uma carta com pedido de lixeiras para serem instaladas no entorno da escola. Em seguida, foram recebidas pelo prefeito em exercício de Vitória, Sérgio Sá, na sala anexa ao gabinete.

A carta foi escrita pelo grupo de 25 crianças - no estilo próprio das crianças –, protocolada e lida no gabinete do prefeito. Em seguida, as crianças assistiram a um breve vídeo mostrando os principais pontos turísticos da cidade.

Sérgio Sá aproveitou para fazer um desafio às crianças: a cada nova imagem no vídeo, elas teriam que dizer o nome do local que estava sendo mostrado. A atividade lúdica, mas também de cárater informativo, prendeu a atenção de todos até o final da mostra.

“O projeto da nossa escola trabalha o cuidado com o entorno e com o cuidado de si. No cuidado do entorno, as crianças – em um passeio pelas ruas próximas à escola – identificaram a falta de lixeiras. Então lançamos o desafio delas fazerem uma carta e a encaminharem para a Prefeitura. Hoje estamos entregando a carta”, disse a professora Ludmyla Sathler.

“É importante esse tipo de atividade para despertar nas crianças a percepção da cidadania, que envolve o cuidado com o próximo e a responsabilidade com o local onde se vive. Foi uma experiência muito interessante conversar com as crianças e explicar que a atitude de pleitear uma delas tem resultados positivos”, disse Sérgio Sá.

Ele explicou o trâmite do processo e passou o número do seu telefone para o grupo de alunos. Pediu então alguns dias de prazo para as lixeiras serem instaladas e explicou que todos devem passar uma mensagem informando a instalação do equipamento. Em seguida, as crianças fizeram uma foto em frente à sede da administração municipal.

Elizabeth Nader
Sergio Sá recebe crianças de CMEI
Elizabeth Nader
Sergio Sá recebe crianças de CMEI

Voltar ao topo da página