Notícias

Tabuazeiro recebe Emef e maior complexo de formação de professores de Vitória

Publicada em 13/09/2014, às 15h25 | Atualizada em 15/09/2014, às 10h22

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
EMEF Tabuazeiro
Para o prefeito Luciano Rezende, o complexo é o maior centro de formação de educadores de toda a rede municipal
Yuri Barichivich
EMEF Tabuazeiro
Para a professora Sumika Freitas, a escola é um sonho da comunidade e foi conseguida com muita luta.

Na manhã deste sábado (13), a comunidade de Tabuazeiro recebeu da Prefeitura de Vitória a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Eunice Pereira Silveira. A unidade de ensino abriga um importante complexo de educação, formado pelo Polo UAB Vitória (Universidade Aberta do Brasil) e pelo Laboratório de Formação em Tecnologias Educacionais (Lafote).

A Emef Eunice Pereira Silveira é a nova estrutura física da antiga "Emef Grande Maruípe", que tinha apenas 250 vagas. Com o novo prédio, o total de vagas subiu para 650. O novo prédio é totalmente acessível, possui 12 salas, distribuídas em três andares, numa área total de 6.025,55m².

Os alunos também têm à disposição quadra coberta, dois pátios cobertos, pátio descoberto com playground e caixa de areia, auditório para 109 pessoas, biblioteca, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de múltiplo uso, sala de música, laboratório de artes, laboratório de ciências, refeitório e cozinha industrial.

Na nova escola, ainda restam 123 vagas do 1º ao 9º ano. Os pais ou responsáveis interessados em matricular suas crianças devem comparecer à nova Emef levando Certidão de Nascimento e Histórico Escolar do aluno, Carteira de Identidade, CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência.

Formação continuada

A professora Sumika Freitas, mãe de uma das alunas da Emef Eunice Pereira Silveira, ressaltou que a escola é um sonho da comunidade e que foi conseguida com muita luta.

“Nós temos outras escolas na região, mas nenhuma com este porte e com tamanha estrutura para a formação dos professores. Este espaço é um centro de referência para a educação municipal e com ele esperamos atender a contento as nossas crianças”, disse.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que o complexo é o maior centro de formação de educadores de toda a rede municipal e reforçou a importância da educação primária no desenvolvimento do país. "Essa obra é uma obra coletiva, feita com o apoio e muita luta da comunidade. Agora, nós temos este verdadeiro complexo, que vai concentrar todas as nossas atividades de formação de professores", disse.

Para a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, o espaço é muito especial, porque, além de formar alunos do ensino fundamental, cuida também do ensino superior e das especialidades de pós-graduação. "A comunidade de Tabuazeiro recebe uma das maiores entregas, pois esse espaço é um grande polo de formação de pessoas", enfatizou.

Polo UAB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Governo Federal que integra universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio da metodologia da educação a distância, em vários municípios do país.

Em funcionamento desde 2007, o Polo UAB Vitória agora passa a ter sede própria e conta com dois laboratórios de informática com 40 computadores no total, sete tutorias presenciais para atendimento individual ou pequenos grupos, uma sala de múltiplo uso, biblioteca e auditório para 120 pessoas.

Toda essa estrutura é para atender os alunos no decorrer dos cursos de graduação, de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento, prioritariamente na área da educação.

Além disso, a nova unidade do Polo UAB Vitória está sendo entregue já com a certificação "Apto", concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Lafote

O Lafote é um espaço destinado à realização de cursos e formações para os profissionais da rede municipal de ensino, principalmente professores de informática educativa. O novo laboratório está equipado com 15 computadores com acesso à internet e uma lousa digital.


Voltar ao topo da página