Notícias

Semc lança cronograma de Editais de Ocupação para Casa Porto

Publicada em 10/07/2017, às 19h45

Por Leo Vais, com edição de Rejane Gandini Fialho


André Sobral
Exposição Caminho do Meio
Categoria I: pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, vídeo, vídeo instalação, performance, happening, multimídia, mídia

Com a proposta de ampliar a diversidade e a transparência na definição das programações dos espaços culturais da cidade, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), lançam o calendário dos Editais de Ocupação voltados para os espaços culturais do município e do Edital de circulação.

Os editais de ocupação têm o objetivo de fomentar a produção local, além de pensar em ações de arte-educação que aproximem munícipes do universo da arte e estimulem a formação de público.

“Os editais, num sentido amplo, são fundamentais para a produção cultural. Representam a forma transparente e democrática de como o poder público se relaciona com a sociedade culturalmente ativa, seja ela produtora ou não. Durante todo este mês de julho, e início de agosto, a SEMC lançará os editais ligados a seus espaços, sempre às segundas-feiras, e esperamos uma participação efetiva daqueles que disseminam cultura, arte, criatividade", explicou o secretário de Cultura, Francisco Grijó.

Os editais serão publicados no Diário Oficial um dia antes de entrarem em vigor. O primeiro a ser lançado é o da Casa Porto das Artes Plásticas, publicado nesta segunda-feira (10), e que entra em vigor a partir do dia 11.

O próximo a ser lançado é o do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” - Mucane, no dia 18 de julho e, na sequência, o do Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" - Museu do Pescador (25). Finalizando o cronograma, será lançado em 1º de agosto o Edital de Circulação contemplando sete categorias: artes integradas, audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro.

A ocupação por meio de editais é uma meta do Plano Municipal de Cultura, que estabelece as diretrizes da política cultural do município entre os anos de 2014 e 2024. Cada um dos quatro editais apresenta especificidades.

Edital Casa Porto

O Edital de Ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas irá contemplar oito projetos de ocupação em artes visuais, individuais ou coletivas em duas categorias: Exposição Artística e Ação Cultural.

Categoria I - Exposição Artística: apresentação pública de obras de artes visuais, para fins de criar, difundir, promover, produzir, montar, mostrar, divulgar e informar a produção simbólica e cultural, realizada por artistas, curadores e produtores culturais, que utilizam linguagens e meios artísticos, tais como: pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, vídeo, vídeo instalação, performance, happening, multimídia, mídias.

Categoria II - Ação Cultural: projetos de artes visuais, relacionados à arte-educação, formação, pesquisa, crítica, dentre outros, podendo serem apresentados no formato de oficina, seminário, performance, instalação, roda de conversa, dentre outros; a serem realizados nas demais áreas do museu, como: auditório, sala de oficina, área externa, entre outras.

Na primeira categoria serão contempladas duas propostas, com recursos financeiros de 30 mil reais cada. Na segunda categoria serão contempladas seis propostas, com recursos financeiros de 6 mil reais cada, num valor total de 96 mil reais em premiações.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir do 1º dia útil, após a data de publicação deste edital no Diário Oficial do Município, entre os dias 11 de julho e 25 de agosto.

O projeto deverá ser protocolado, em dias úteis, das 12 às 18h, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, localizada à Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 – Bento Ferreira – Vitória (ES) – CEP. 29.050-945, visando à abertura de processo administrativo.

Somente serão aceitas as inscrições de proponentes residentes no município de Vitória. Os interessados em participar do presente edital poderão obter informações por meio do Diário Oficial do Município (diariooficial.vitoria.es.gov.br) e/ou na página eletrônica dos Editais da Cultura (https://goo.gl/Uk9pa5) e/ou por meio do telefone (27) 31325295 e/ou no endereço eletrônico: fundodecultura@vitoria.es.gov.br e/ou na sede da Casa Porto das Artes Plásticas, localizada na Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro, Vitória.


Voltar ao topo da página