Publicada em 04/07/2017, às 17h50 | Atualizada em 05/07/2017, às 15h45
Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Rejane Gandini Fialho
Com colaboração de Alan Rodrigues Costa
Divulgação Seme
Os programas abordam questões como sustentabilidade e saúde pública
Divulgação Seme
Os alunos aproveitam a ferramenta também para atividades extracurriculares
Promover o protagonismo estudantil e a expressão comunicativa e criativa entre crianças e adolescentes é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME). O trabalho colaborativo entre alunos e profissionais e o uso de recursos tecnológicos são práticas diárias, tanto em sala de aula quanto em projetos extracurriculares, como é o caso da Rádio Escola.
Na rede municipal de ensino, 31 escolas contam com o projeto, que envolve cerca de 850 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).
“A Rádio Escola promove e reforça um modelo comunicacional horizontal, com ênfase na democracia e na participação do indivíduo, revelando-se uma excelente ferramenta de empoderamento e protagonismo para nossos alunos”, afirma a subsecretária de Gestão Escolar da SEME, Maria do Carmo Starling de Oliveira.
Divulgação Seme
Na rede municipal, 31 escolas contam com o projeto, que envolve cerca de 850 alunos
Divulgação Seme
A partir de reuniões semanais os próprios estudantes definem a programação diária
A partir de reuniões semanais os próprios estudantes definem a programação diária, sempre acompanhados pelo profissional responsável por orientá-los. Os programas abordam questões sociais e educativas, como campanhas de sustentabilidade e saúde pública, e também temas culturais e de entretenimento, como um concurso de rap realizado pela turma da EMEF Prof. Maria Estela de Novais.
Transmitido ao vivo e contando com a participação de convidados envolvidos com o tema, o concurso foi um sucesso, e mostrou como o uso dessa ferramenta pode ser fundamental para o desenvolvimento educativo e sociocultural do aluno.
A Rádio Escola entra no ar sempre nos horários de recreio das unidades de ensino, tanto pela manhã quanto à tarde. E em duas escolas da modalidade Tempo Integral (EMFs Eunice Pereira e Moacyr Avidos) também há a transmissão durante o horário de almoço. Todas os programas são feitos ao vivo, com supervisão do educador responsável.
Divulgação Seme
A programação do Rádio Escola começa sempre na hora dos intervalo das aulas
Divulgação Seme
O programa é transmitido ao vivo e sempre conta com um convidado
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Solicitação de serviços
Abertura de chamados
Denúncias
Acesso à informação
Lista de assessores