Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Profissionais da Educação participam de curso sobre cultura de paz

Publicada em 10/04/2018, às 15h53

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação

Curso de mediação escolar para profissionais da Educação de Vitória

Profissionais da Seme e das unidades de ensino participam de curso para aprimorar técnicas de mediação de conflitos no ambiente escolar

Ajudar a solucionar conflitos de forma pacífica e estimular uma cultura de paz nas relações. Esses são alguns dos principais objetivos do curso "Mediação Escolar", que começou a ser ministrado nesta terça-feira (10) para profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e das unidades de ensino da rede de Vitória.

O curso faz parte do projeto "Reconstruir o Viver", desenvolvido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha, que tem como finalidade multiplicar técnicas de justiça restaurativa e métodos pacíficos de solução de conflitos. Entre eles, a mediação e a construção de círculos de paz, capazes de promover mudanças de comportamentos nas comunidades onde são aplicadas.

A juíza Patrícia Pereira Neves, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e coordenadora estadual da Infância e Juventude, explica que o projeto é fundamental para a área da Educação porque ajuda a promover uma cultura da paz.

"Com o curso, os profissionais da Educação podem multiplicar o discurso da paz e ajudar as crianças e os adolescentes a aprender a buscar soluções pacíficas para os conflitos. Os métodos mudam as pessoas e acabam mudando o ambiente em que estão inseridas. É uma forma de multiplicar a linguagem do respeito".

Diálogo

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Seme, Janine Mattar Pereira de Castro, enfatizou que a mediação é uma estratégia eficiente de fortalecimento do diálogo. "Numa perspectiva de fortalecer a cultura de paz no ambiente escolar, a mediação se revela como estratégia efetiva de potencialização do diálogo como elemento para a melhoria das relações humanas, contribuindo significativamente para o processo educacional".

A coordenadora da Comissão de Educação e Direitos Humanos da Seme, Heloísa Ivone Silva Carvalho, destacou que o curso é uma ferramenta relevante para profissionais que lidam com a Educação. "Esse curso de mediação é muito significativo por nos fazer pensar as relações dentro do cotidiano da escola e os potenciais conflitos ali existentes".

Segundo Heloísa, o curso traz elementos que possibilitam pensar formas de promover o diálogo e o círculo de paz nessas relações. "Na escola, é preciso compreender as relações, entre elas, a relação entre aluno e professor e professor e aluno. Esse curso nos ajuda a pensar os diversos lugares na escola. E o profissional poderá ser um multiplicador da cultura da paz dentro do ambiente escolar".

Técnicas

Carlos Antolini

Gabriel Lopes-Professora-Denise-Gabriel Poloni

Objetivo do curso é multiplicar o discurso da paz e ajudar as crianças e os adolescentes a aprender a buscar soluções pacíficas para os conflitos

Instrutora do curso, Jaklane Almeida explicou como é possível criar formas pacíficas de mediação escolar. Segundo ela, é importante sensibilizar e apresentar ferramentas para que os profissionais possam escolher a forma que melhor se aplica a cada situação no ambiente escolar.

"A escola é um espaço de convivência continuada com finalidade pedagógica. Mas é um espaço também em que a sociedade está representada. E a sociedade está adoecida em suas interações humanas. Os profissionais da Educação lidam com situações conflituosas todos os dias e as ferramentas de pacificação podem ajudar a melhorar as coisas. Podem ajudar a melhorar conversas difíceis, por exemplo".

Curso

O curso está acontecendo na Escola de Governo de Vitória (EGV) e tem como foco a prevenção de conflitos e a mudança da cultura da violência. Começou nesta terça-feira (10) e vai até quinta (12). Com carga horária de 60 horas, sendo 24 horas de aula presencial e 36 horas de estágio supervisionado em quatro encontros (um por mês), é voltado para profissionais da Secretaria de Educação e das unidades escolares da rede municipal de ensino.

Haverá um segundo curso na próxima semana, "Círculos de Construção de Paz", também para profissionais da Educação e em parceria com a Vara de Infância e Juventude de Vila Velha.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site