Notícias

Prefeitura lança o cadastramento eletrônico unificado da Educação Infantil

Publicada em 14/11/2013, às 10h58 | Atualizada em 14/11/2013, às 11h00

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Alunos CMEI Álvares F.Lima
Cadastramento eletrônico vai permitir que os pais tenham mais comodidade para matricular as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil

Ferramentas de alta tecnologia em geoprocessamento estão sendo utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) para responder a alguns dos desafios na rede de ensino da capital. Vitória foi o primeiro município capixaba a lançar o boletim escolar eletrônico e, agora, anuncia o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil.

A ferramenta vai gerar dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região, permitindo que a Prefeitura possa planejar de maneira mais adequada a construção de unidades de educação infantil na cidade. A portaria que institui o cadastramento eletrônico unificado e a nova matrícula da educação infantil de Vitória foi publicada nos Atos Oficiais desta quinta (14). O documento apresenta também o cronograma de matrícula nos 47 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).

Lista de espera única

O cadastramento eletrônico da educação infantil significa também conforto e comodidade para as famílias que pleiteiam uma vaga na rede municipal de ensino. Hoje, a família que precisa colocar o filho pequeno em um Cmei ou uma escola tem que se inscrever em uma unidade próxima de sua casa e aguardar a vaga. O que ocorre, porém, é que muitos pais fazem essa inscrição em vários centros de educação infantil. Disso decorre uma inconsistência nos levantamentos da necessidade de abertura de vagas, já que o sistema não está interligado e, portanto, não existe o cruzamento de dados.

A partir de agora, basta comparecer a um único Cmei para fazer o registro da demanda e indicar as unidades de ensino de preferência mais próximas do endereço fornecido pela família. Some-se a isso o fato de ser um cadastro permanente, ou seja, se em 2014 a família não for contemplada com uma vaga, ela não precisa voltar ao Cmei para repetir o cadastro. Anualmente, as famílias farão apenas a atualização dos dados.

Demanda real

O cadastro, além de possibilitar um retrato fiel da demanda, vai organizar o processo de entrada da criança na escola, organizando a procura e, ainda, será uma ferramenta de controle social. A medida passa a valer a partir da publicação da portaria para as novas inscrições – daquelas crianças que estão fora da rede pública. Quem já está no Cmei ou na escola tem garantia da sua vaga. O novo serviço é fruto de mais uma parceria entre a Seme e a Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

"Um dos nossos compromissos é zerar a falta de vagas na Educação Infantil até 2016. E essa ferramenta tecnológica, desenvolvida por servidores da própria Prefeitura, pretende organizar e mapear essa demanda na nossa cidade", disse o prefeito Luciano Rezende.

Carlos Antolini
Alunos CMEI Álvares F.Lima
Proposta é zerar a falta de vagas na Educação Infantil até o ano de 2016

"As ferramentas tecnológicas estão sendo empregadas para o planejamento da educação infantil para o período 2014-16. Entre os desafios para os próximos anos, estão a identificação e o equacionamento do déficit de vagas na educação infantil. Por isso, esse mapeamento preciso da demanda, para que a gente possa fazer investimentos ao longo desses próximos três anos de forma segura e assertiva, garantindo aquilo que foi um compromisso do prefeito Luciano Rezende, que, até 2016, todas as crianças de Vitória terão vaga na educação infantil", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

A secretária lembra ainda que, até então, a principal fonte de referência são os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Por meio do IBGE, obtemos apenas projeções. Mas a população muda. Vai, por exemplo, de um bairro para o outro. E o novo sistema é dinâmico, pois fornece dados precisos e reais sobre o cenário atual, e não o projetado", explicou Adriana.

Cronograma

As famílias moradoras de Vitória que possuem filhos com idade entre 6 meses e 5 anos que ainda não estão matriculados na rede municipal de ensino devem procurar o Cmei mais perto de suas casas no período de 18 a 29 de novembro para efetuar o cadastramento da criança. Os sorteios nas unidades de ensino para preenchimento das vagas acontecem no período de 2 a 7 de dezembro. As matrículas devem ser efetuadas de 9 a 13 de dezembro.

Ação

Período

Local

Cadastramento eletrônico unificado

18 a 29/11

Cmei

Reunião Pública para proceder à ordenação da lista de espera (sorteio)

2 a 7/12

Cmei

Efetivação da matrícula

9 a 13/12

Cmei

Hoje, a Prefeitura de Vitória tem capacidade de atendimento de 18.500 crianças na educação infantil. A este número serão acrescidas cerca de 500 vagas por meio da inauguração do Cmei Carlos Alberto Martinelli, em Gurigica/Consolação, previsto para ser entregue ainda em dezembro.


Voltar ao topo da página