Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Prefeitura de Vitória abre licitação para aquisição de carros elétricos

Publicada em 19/10/2018, às 13h43 | Atualizada em 19/10/2018, às 16h51

Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab

Carro elétrico

PMV vai adquirir dois veículos para o projeto piloto de incorporação dos carros movidos a eletricidade na frota municipal (Ampliar imagem)

A Prefeitura de Vitória abriu licitação para a aquisição de carros elétricos. A licitação será na modalidade pregão eletrônico (tipo menor preço). O objetivo é a aquisição de dois veículos para o projeto piloto de incorporação dos carros movidos a eletricidade na frota municipal. A abertura da sessão de disputa será às 13 horas de 29 de outubro (segunda-feira).

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) busca no mercado brasileiro a oferta de carros totalmente elétricos, com capacidade para quatro pessoas, homologados para circular pelas ruas e com preços compatíveis com os veículos movidos a combustão.

Eletropostos

A proposta inclui ainda a instalação de dois eletropostos com alimentação por painéis fotovoltaicos. Eles transformam a luz solar em energia elétrica para alimentar as baterias dos veículos e serão instalados no pátio da Semohab e na sede da Prefeitura de Vitória.

Os dois carros serão usados para as atividades típicas das secretarias. No caso da Semohab, visitas dos engenheiros e arquitetos às obras e aos terrenos disponíveis para construção de equipamentos públicos, fiscalização dos andamentos dos empreendimentos e também transporte de processos. Hoje, um veículo destinado a essa atividade circula, em média, 6 mil quilômetros por ano.

  • Confira vídeo abaixo com simulação do carro elétrico

O JavaScript ou o Flash não estão ativados. Logo, não será possível exibir o vídeo.

Mobilidade

"A aquisição de carros elétricos faz parte de todo o projeto estratégico de mobilidade e de inversão de prioridades na cidade. Investimos muito nas bicicletas, com investimentos em ciclovias e ciclofaixas, e implantamos a Bike Vitória, sistema de compartilhamento de bikes. O esforço das prefeituras de Vitória e Vila Velha para o retorno do aquaviário também é um avanço. A Linha Verde é uma sinalização importante da prioridade para o transporte coletivo, e os carros elétricos são esse próximo movimento de transporte em automóveis que não poluem e que, certamente, será um movimento absolutamente corriqueiro daqui a alguns anos em todo o mundo e no Brasil também", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Economia

A economia anual será de R$ 48 mil com combustível e menos 3 mil quilos de monóxido de carbono lançado no ar. Os painéis fotovoltaicos vão gerar energia para os veículos e o excedente vai para a rede da concessionária, gerando crédito de energia elétrica para o município.

Para o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, o carro elétrico vai gerar, além de economia para o município, benefícios para o meio ambiente, ao deixar de emitir monóxido de carbono na atmosfera. "Esse projeto piloto tem um objetivo maior de iniciar a discussão sobre sustentabilidade. É um marco importante nessa temática, que deve ser o propósito de todo ente público".

Frota

"Esse projeto piloto é um laboratório para o município substituir gradativamente a frota – hoje com 275 veículos a combustão - e incentivar a sociedade a aderir ao uso do carro elétrico com o uso de energia fotovoltaica. A economia em escala gerada pela substituição de toda a nossa frota será de R$ 10,3 milhões anuais, considerando a economia com combustíveis fósseis e o excedente de energia gerado pelos eletropostos", disse Sérgio Sá.

Pioneirismo

Divulgação Semohab

Carro elétrico

Projeto prevê instalação de eletropostos para alimentar as baterias dos veículos (Ampliar imagem)

Participam da elaboração dos projetos o engenheiro eletricista Rodrigo Fraga, a arquiteta urbanista Bianca Margon e a engenheira civil Mariana Daré. A meta da Semohab é ser a pioneira no serviço público no incentivo ao uso do carro elétrico como alternativa à redução da poluição ambiental e ao uso da energia solar para geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas.

A equipe da Semohab opera em três frentes de trabalho - pesquisa do melhor veículo, pesquisa de melhor eletroposto e elaboração de projeto para instalação das placas fotovoltaicas –, sob as seguintes diretrizes: disponibilizar veículos elétricos para atender a rotina do poder público; reduzir custos com combustíveis; minimizar impacto ambiental e cumprir o papel de cidade educadora ao incentivar a sustentabilidade nas áreas urbanas.

Experiências

Prefeituras de outros estados usam carros elétricos, mas alimentados por energia comprada das concessionárias de energia. "O uso de veículos verdes servirá como referência para a população e para os servidores da Prefeitura de Vitória", apontou a arquiteta Bianca Margon.

O uso de carros elétricos é incentivado pelo poder público municipal em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza. No mundo, existem cerca de 2 milhões de carros elétricos, o que representa apenas 0,29% da frota. No Brasil, apenas 5,9 mil.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site